Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21316
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo tiras: enfoque nas questões sociais e culturais
Alternate title (s): A proposal work with the discursive genre strips: focused on social and cultural issues
Author: Peres, Gilberto Antonio
First Advisor: Floripi, Simone Azevedo
First member of the Committee: Marine, Talita de Cássia
Second member of the Committee: Morais, Cláudia Goulart
Summary: Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS - realizada em uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais com 29 alunos do 8º ano do ensino fundamental. Nossa base teórica foram PCN (BRASIL, 1998), Cagnin (2014), Ramos (2016), Vergueiro (2015, 2016), principalmente. Como metodologia adotamos a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e a coleta de dados foi realizada a partir do caderno de prática dos discentes participantes bem como do professor pesquisador. Os dados foram analisados na concepção da pesquisa qualitativa com interesse na descrição e na interpretação deles, relacionados ao contexto em que estão inseridos. Nossa pesquisa propôs um trabalho com o gênero discursivo tiras, com enfoque em questões sociais e culturais, a partir de uma lacuna encontrada nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Propusemos a aplicação das atividades no formato de oficinas com o intuito de que houvesse mais integração e interação entre os participantes na percepção e discussão das questões sociais e culturais, relacionando-as ao espaço em que vivem. Para elaboração e aplicação da proposta, pensamos em dois temas transversais (meio ambiente e saúde) e no fenômeno da variação linguística. O trabalho com os temas transversais oportunizou levar os alunos a se conscientizarem mais da necessidade de sua participação no próprio espaço social. Em referência à variação linguística, nosso propósito foi fazer com que os alunos conhecessem que a língua é heterogênea e, a partir desse conhecimento, não (mais) considerassem uma variedade melhor que outra, mas que apresentassem capacidade de pensar as alterações da língua em situações de uso. As tiras escolhidas foram dos personagens da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz. Para enfocar a questão sociolinguística, fundamentamo-nos principalmente em Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Faraco (2008), Bagno ( 2007, 2013). Com o desenvolvimento desta pesquisa, e em conformidade com os resultados apresentados, pudemos perceber que a atitude do docente como pesquisador proporcionou aos participantes a busca pelo conhecimento de forma que demonstrassem participação para além do espaço escolar.
Abstract: This dissertation is the result of a survey of the Professional Master's Degree in Letters - PROFLETRAS - held at a public school in the state of Minas Gerais with 29 students from the 8th grade. Our theoretical base were mainly the PCN (BRASIL, 1998), Cagnin (2014), Ramos (2016), Vergueiro (2015, 2016). As a methodology, we adopted action research (THIOLLENT, 1986) and the data collection was done from the daily practice book of the participating students as well as the researcher teacher. The data were analyzed in the conception of the qualitative research with interest in the description and the interpretation of them, related to the context in which they are inserted. Our research proposed a work with the discursive genre strips, focusing on social and cultural issues, from a gap found in the Portuguese Language textbooks. We proposed the application of activities in the format of workshops in order to have more integration and interaction between participants in the perception and discussion of social and cultural issues, relating them to the space in which they live. For the elaboration and application of the proposal, we think of two transversal themes (environment and health) and the phenomenon of linguistic variation. The work with the cross-cutting themes made it possible for the students to become more aware of the need for their participation in the social space itself. In reference to the linguistic variation, our purpose was to make the students know that the language is heterogeneous and, from this knowledge, not (more) considered one variety better than another, but that they had capacity to think the language changes in situations of its use. The chosen strips were the characters from the Class of the Xaxado by Antônio Cedraz. In order to focus on the sociolinguistic issue, we are mainly based on Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Faraco (2008), Bagno (2007, 2013). With the development of this research, and in accordance with the presented results, we could see that the attitude of the teacher as a researcher gave the participants the search for knowledge in order to demonstrate participation beyond the school space.
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Gênero discursivo tiras
Questões sociais e culturais
Oficinas
Portuguese language teaching
Discourse genre strips
Social and cultural issues
Workshops
Linguística
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Aspectos sociais
Gêneros discursivos
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: PERES, Gilberto Antonio. Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo tiras: enfoque nas questões sociais e culturais - Uberlândia. 2018. 222 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.904
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.904
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21316
Date of defense: 28-Feb-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo tiras enfoque nas questões sociais e culturais.pdfDissertação32.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.