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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Arquitetura pedagógica para groupwares baseada no pensamento freinetiano com suporte avaliativo em representações sociais de abordagem estrutural
Título (s) alternativo (s): Pedagogical architecture for groupwares based on Freinetian thought with evaluative support in social representations of structural approach
Autor: Ferrari, Hélio Oliveira
Primer orientador: Lima, Luciano Vieira
Primer miembro de la banca: Lopes, Zaira Andrade
Segundo miembro de la banca: Cury, Reny
Tercer miembro de la banca: Tonus, Mirna
Cuarto miembro de la banca: Souza Junior, Arlindo José de
Resumen: Um dos fatores que dificultam a questão da inovação no Brasil é a formação para o mundo do trabalho em uma sociedade imersa numa Cultura Digital. Assim, a mitigação da dificuldade encontrada passa pela educação. Entende-se aqui que a metodologia de projetos é um ponto de intersecção entre a educação formal e o mundo do trabalho. Desse modo, procurou-se elaborar uma Arquitetura Pedagógica orientada para a gestão de projetos contendo a possibilidade de avaliações diagnósticas através da Teoria das Representações Sociais. Entende-se a Arquitetura Pedagógica como um conjunto de estratégias, softwares e ferramentas de apoio à cooperação que possam favorecer a aprendizagem. Estabeleceu-se que o aspecto tecnológico da Arquitetura seria preenchido pela elaboração de um aplicativo inédito para a gestão de projetos. Este aplicativo foi modelado por uma arquitetura de referência dentro de um modelo de padrão de projetos MVC. O aspecto metodológico da Arquitetura Pedagógica é dado por planos de trabalho, uma técnica da Pedagogia Freinet. E a Pedagogia Freinet, por seus aspectos de uma educação cooperativa, focada na educação do trabalho, centrada nos interesses do aluno e que através do tateamento experimental tem sua proposta de aprendizagem ocupa o aspecto organizacional da Arquitetura. Construiu-se a arquitetura demonstrando-se a atualidade da pedagogia Freinet dentro da cultura digital, fundamentando-se as representações sociais como proposta avaliativa para ambientes coletivos e prototipando o aplicativo para gestão de projetos.
Abstract: One of the factors that hinders the issue of innovation in Brazil is the fact of training for the world of work in a society immersed in a Digital Culture. . Thus, mitigating this difficulty involves education. It is understood here that project methodology is a point of intersection between formal education and the world of work. In this way, it was tried to elaborate a Pedagogical Architecture oriented to the management of projects containing the possibility of diagnostic evaluations through the Theory of Social Representations. The Pedagogical Architecture is understood as a set of strategies, software and tools of support to the cooperation that can favor the learning. It was established that the technological aspect of the Architecture would be filled by the elaboration of an unprecedented application for the project management. This application was modeled by a reference architecture within an MVC pattern project. The methodological aspect of the Pedagogical Architecture is given by work plans, a technique of Freinet Pedagogy. And the Freinet Pedagogy, for its aspects of a cooperative education, focused on the education of work, focused on the interests of the student and that through the experimental groping has its proposal of learning occupies the organizational aspect of Architecture. The architecture was constructed demonstrating the actuality of the Freinet pedagogy within the digital culture, being based the social representations as an evaluation proposal for collective environments and prototyping the application for project management.
Palabras clave: Engenharia elétrica
Gestão de projetos
Educação cooperativa
Cultura Digital
Arquitetura Pedagógica
Pedagogia Freinet
Representações Sociais
Digital Culture
Pedagogical Architecture
Freinet Pedagogy
Social Representations
Project Management
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: FERRARI, Hélio Oliveira. Arquitetura pedagógica para groupwares baseada no pensamento freinetiano com suporte avaliativo em representações sociais de abordagem estrutural. 2017. 120 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.151
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.151
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21311
Fecha de defensa: 17-jul-2017
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

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