Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerrari, Hélio Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-10T18:21:55Z-
dc.date.available2018-05-10T18:21:55Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.identifier.citationFERRARI, Hélio Oliveira. Arquitetura pedagógica para groupwares baseada no pensamento freinetiano com suporte avaliativo em representações sociais de abordagem estrutural. 2017. 120 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.151pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21311-
dc.description.abstractOne of the factors that hinders the issue of innovation in Brazil is the fact of training for the world of work in a society immersed in a Digital Culture. . Thus, mitigating this difficulty involves education. It is understood here that project methodology is a point of intersection between formal education and the world of work. In this way, it was tried to elaborate a Pedagogical Architecture oriented to the management of projects containing the possibility of diagnostic evaluations through the Theory of Social Representations. The Pedagogical Architecture is understood as a set of strategies, software and tools of support to the cooperation that can favor the learning. It was established that the technological aspect of the Architecture would be filled by the elaboration of an unprecedented application for the project management. This application was modeled by a reference architecture within an MVC pattern project. The methodological aspect of the Pedagogical Architecture is given by work plans, a technique of Freinet Pedagogy. And the Freinet Pedagogy, for its aspects of a cooperative education, focused on the education of work, focused on the interests of the student and that through the experimental groping has its proposal of learning occupies the organizational aspect of Architecture. The architecture was constructed demonstrating the actuality of the Freinet pedagogy within the digital culture, being based the social representations as an evaluation proposal for collective environments and prototyping the application for project management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectEducação cooperativapt_BR
dc.subjectCultura Digitalpt_BR
dc.subjectArquitetura Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogia Freinetpt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectDigital Culturept_BR
dc.subjectPedagogical Architecturept_BR
dc.subjectFreinet Pedagogypt_BR
dc.subjectSocial Representationspt_BR
dc.subjectProject Managementpt_BR
dc.titleArquitetura pedagógica para groupwares baseada no pensamento freinetiano com suporte avaliativo em representações sociais de abordagem estruturalpt_BR
dc.title.alternativePedagogical architecture for groupwares based on Freinetian thought with evaluative support in social representations of structural approachpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Zaira Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773960J7pt_BR
dc.contributor.referee2Cury, Reny-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753773U9pt_BR
dc.contributor.referee3Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761166H3pt_BR
dc.contributor.referee4Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703571Y6pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoUm dos fatores que dificultam a questão da inovação no Brasil é a formação para o mundo do trabalho em uma sociedade imersa numa Cultura Digital. Assim, a mitigação da dificuldade encontrada passa pela educação. Entende-se aqui que a metodologia de projetos é um ponto de intersecção entre a educação formal e o mundo do trabalho. Desse modo, procurou-se elaborar uma Arquitetura Pedagógica orientada para a gestão de projetos contendo a possibilidade de avaliações diagnósticas através da Teoria das Representações Sociais. Entende-se a Arquitetura Pedagógica como um conjunto de estratégias, softwares e ferramentas de apoio à cooperação que possam favorecer a aprendizagem. Estabeleceu-se que o aspecto tecnológico da Arquitetura seria preenchido pela elaboração de um aplicativo inédito para a gestão de projetos. Este aplicativo foi modelado por uma arquitetura de referência dentro de um modelo de padrão de projetos MVC. O aspecto metodológico da Arquitetura Pedagógica é dado por planos de trabalho, uma técnica da Pedagogia Freinet. E a Pedagogia Freinet, por seus aspectos de uma educação cooperativa, focada na educação do trabalho, centrada nos interesses do aluno e que através do tateamento experimental tem sua proposta de aprendizagem ocupa o aspecto organizacional da Arquitetura. Construiu-se a arquitetura demonstrando-se a atualidade da pedagogia Freinet dentro da cultura digital, fundamentando-se as representações sociais como proposta avaliativa para ambientes coletivos e prototipando o aplicativo para gestão de projetos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.151pt_BR
dc.orcid.putcode81755147-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArquiteturaPedagogicaGroupwares.pdfTese38.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.