Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21301
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A criança e a cidade: estudo de percepção ambiental em espaços infantis públicos em Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): The child and the city: study of environmental perception in public spaces for children in Uberlândia-MG
Autor(es): Lima, Rossana Batista Ferreira
Primeiro orientador: Guerra, Maria Eliza Alves
Primeiro membro da banca: Cocozza, Glauco de Paula
Segundo membro da banca: Niemeyer, Carlos Augusto da Costa
Resumo: Em um conceito mais contemporâneo, alguns estudos ampliam a visão do espaço urbano e de sua função na cidade, criando o chamado Sistema de Espaços Livres, que compreende qualquer espaço livre de edificações, independente de suas dimensões, qualificação estética e funcional e localização, de modo a compor a paisagem urbana juntamente com o espaço construído. Dentro deste contexto, o espaço público tem sua importância como dinamizador social e facilitador de contato direto das pessoas entre si e de sua participação efetiva como cidadãs. Com as intensas transformações do espaço urbano e, principalmente do espaço público ao longo da história, o público infantil se vê prejudicado em razão da perda do significado da rua como espaço do brincar. O parque infantil surge como o espaço social da criança, o espaço da brincadeira, do relacionamento e da convivência, influenciando positivamente as emoções desde a infância. As vivências futuras da infância dependerão do ambiente que a criança cresceu e das informações sensório-motoras que ela adquiriu brincando. Por isso, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa, que tem como objetivo a busca de recomendações para a melhoria ambiental/urbanística que reforce a relação usuário-ambiente em dois espaços infantis localizados na cidade de Uberlândia-MG. Para isso, a pesquisa foi estruturada em duas fases: métodos de visão do pesquisador - Análise Morfológica com ênfase nos espaços livres, Passeio Walkthrough e Mapa Comportamental centrado no lugar; e métodos de visão do usuário - Constelação de Atributos e Mapa Mental. Os atributos utilizados para a análise do pesquisador, baseados no Diagrama de Lugar da PPS, também serviram para a unificação dos métodos em um esquema de descobertas. Os resultados, dispostos em uma tabela de recomendações, apontam melhorias para os espaços pesquisados. Espera-se que este trabalho seja referência para outros estudos sobre a temática, mostre a importância e a escassez de espaços infantis públicos de qualidade na cidade e auxilie a administração municipal na conce pção de melhorias nos espaços pesquisados e na criação de novos espaços a partir das recomendações propostas.
Abstract: In a more contemporary concept, some studies expand the view of urban space and its function in the city, creating the so-called Open Spaces System which cover any free space of buildings, independent of its dimensions, functional and esthetic qualification and location, in order to compose the urban landscape with the built space. In this context, public space has its importance as a social driving and enabler of direct contact between people and their effective participation as citizens. With the intense transformations of urban space, especially of public space over history, the children public is affected due to the loss of meaning of the street as a space for playing. The playground emerges as the social space of child, the place for fun, relationship and interaction, in order to influence positively its emotions since childhood. The future experiences of childhood will depend on the environment that child grew and the sensory-motor information that it acquired by playing. For this reason, the development of this research is justified, whose objective is the search for recommendations for environmental improvement that reinforce the user-environment relationship in two children spaces located in the city of Uberlândia-MG. To this end, the research was structured in two stages: researcher's view methods - Morphological Analysis with emphasis on free spaces, Walkthrough tour and Behavioral Map focused on place; and user's view methods - Attributes Constellation and Mental Map. The attributes used for the researcher's analysis, based on PPS's Place Diagram, also served to unify the methods in a discovery scheme. The results, presented in a table of recommendations, indicate improvements for the spaces investigated. It is expected this work can be a reference for other studies about the theme, in addition to showing the importance and the shortage of quality public children spaces in the city and assisting the municipal administration in the conception of improvements in the spaces researched and in the creation of new spaces from the proposed recommendations.
Palavras-chave: Arquitetura
Arquitetura e recreação
Espaços públicos - Crianças
Espaço urbano - Uberlândia (MG)
Espaços Infantis Públicos
Percepção Ambiental
Visão do Pesquisador
Visão do Usuário
Public Children Spaces
Environmental Perception
Researcher's View
User's View
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: LIMA, Rossana Batista Ferreira. A criança e a cidade: estudo de percepção ambiental em espaços infantis públicos em Uberlândia-MG. 2017. 234 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.508
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.508
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21301
Data de defesa: 30-Ago-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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