Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21291
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O intéprete no ensino de ciências e biologia para surdos
Título (s) alternativo (s): the interpreter in the teaching of Sciences and Biology for the deaf
Autor: Borges, Rosanea Beatriz
Primer orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primer miembro de la banca: Almeida, Ariádine Cristine de
Segundo miembro de la banca: Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
Resumen: O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e dar voz ao intérprete que atua nas aulas de Ciências e Biologia. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com 14 intérpretes, os quais responderam um questionário semiestruturado com seis perguntas. Dos 14 participantes, 35,71% (cinco) são graduados em Pedagogia, 28,57% (quatro) são em Letras, 7,14% (um) em Normal Superior, 7,14% (um) em Ciências Biológica, 7,14% (um) em Serviço Social e 7,14% (um) em Direito e 7,14% (um) cursou apenas o ensino médio. Apontaram como dificuldades em interpretar os conteúdos de Ciências e Biologia: a falta de conhecimento dos termos técnicos, carência de sinais voltados para área de LIBRAS, falta de conhecimento prévio do aluno e de planejamento do professor, e ainda falta de materiais concretos e visuais. Os conteúdos com dificuldades são Genética, Botânica, Zoologia e Citologia, com destaque para esse último. Tanto a disciplina LIBRAS como a disciplina Metodologia de Ensino de Ciências, ofertada aos pedagogos, não sabem conteúdos de Biologia. Quanto mais alunos surdos em sala, melhor, pois, resulta em maior interação entre os mesmos. Os participantes construíram uma boa relação com a área da Ciências/Biologia ao longo sua formação na educação básica, o que pode contar a favor do ensino dessa disciplina, na visão do intérprete.
Palabras clave: Intérpretes
Libras
Ciências
Biologia
Interpreters
Pounds
Sciences
Biology
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORGES, Rosanea Beatriz. O Intérprete no ensino de Ciências e Biologia para surdos. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21291
Fecha de defensa: 20-abr-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IntérpreteEnsinoCiências.pdf731.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.