Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21291
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Rosanea Beatriz-
dc.date.accessioned2018-05-08T13:33:21Z-
dc.date.available2018-05-08T13:33:21Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.citationBORGES, Rosanea Beatriz. O Intérprete no ensino de Ciências e Biologia para surdos. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21291-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntérpretespt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectInterpreterspt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.titleO intéprete no ensino de ciências e biologia para surdospt_BR
dc.title.alternativethe interpreter in the teaching of Sciences and Biology for the deafpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737787T5pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee2Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B097B693E475D9B450CB4EF2F49D2AA5pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi conhecer e dar voz ao intérprete que atua nas aulas de Ciências e Biologia. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com 14 intérpretes, os quais responderam um questionário semiestruturado com seis perguntas. Dos 14 participantes, 35,71% (cinco) são graduados em Pedagogia, 28,57% (quatro) são em Letras, 7,14% (um) em Normal Superior, 7,14% (um) em Ciências Biológica, 7,14% (um) em Serviço Social e 7,14% (um) em Direito e 7,14% (um) cursou apenas o ensino médio. Apontaram como dificuldades em interpretar os conteúdos de Ciências e Biologia: a falta de conhecimento dos termos técnicos, carência de sinais voltados para área de LIBRAS, falta de conhecimento prévio do aluno e de planejamento do professor, e ainda falta de materiais concretos e visuais. Os conteúdos com dificuldades são Genética, Botânica, Zoologia e Citologia, com destaque para esse último. Tanto a disciplina LIBRAS como a disciplina Metodologia de Ensino de Ciências, ofertada aos pedagogos, não sabem conteúdos de Biologia. Quanto mais alunos surdos em sala, melhor, pois, resulta em maior interação entre os mesmos. Os participantes construíram uma boa relação com a área da Ciências/Biologia ao longo sua formação na educação básica, o que pode contar a favor do ensino dessa disciplina, na visão do intérprete.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IntérpreteEnsinoCiências.pdf731.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.