Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21291
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Rosanea Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T13:33:21Z | - |
dc.date.available | 2018-05-08T13:33:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-20 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Rosanea Beatriz. O Intérprete no ensino de Ciências e Biologia para surdos. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21291 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intérpretes | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Interpreters | pt_BR |
dc.subject | Pounds | pt_BR |
dc.subject | Sciences | pt_BR |
dc.subject | Biology | pt_BR |
dc.title | O intéprete no ensino de ciências e biologia para surdos | pt_BR |
dc.title.alternative | the interpreter in the teaching of Sciences and Biology for the deaf | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737787T5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B097B693E475D9B450CB4EF2F49D2AA5 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e dar voz ao intérprete que atua nas aulas de Ciências e Biologia. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com 14 intérpretes, os quais responderam um questionário semiestruturado com seis perguntas. Dos 14 participantes, 35,71% (cinco) são graduados em Pedagogia, 28,57% (quatro) são em Letras, 7,14% (um) em Normal Superior, 7,14% (um) em Ciências Biológica, 7,14% (um) em Serviço Social e 7,14% (um) em Direito e 7,14% (um) cursou apenas o ensino médio. Apontaram como dificuldades em interpretar os conteúdos de Ciências e Biologia: a falta de conhecimento dos termos técnicos, carência de sinais voltados para área de LIBRAS, falta de conhecimento prévio do aluno e de planejamento do professor, e ainda falta de materiais concretos e visuais. Os conteúdos com dificuldades são Genética, Botânica, Zoologia e Citologia, com destaque para esse último. Tanto a disciplina LIBRAS como a disciplina Metodologia de Ensino de Ciências, ofertada aos pedagogos, não sabem conteúdos de Biologia. Quanto mais alunos surdos em sala, melhor, pois, resulta em maior interação entre os mesmos. Os participantes construíram uma boa relação com a área da Ciências/Biologia ao longo sua formação na educação básica, o que pode contar a favor do ensino dessa disciplina, na visão do intérprete. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 23 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IntérpreteEnsinoCiências.pdf | 731.45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.