Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp
Alternate title (s): The Retirantes of Portinari: criticism commented on the Masp series
Author: Oliveira, Marina Colli de
First Advisor: Miyoshi, Alexander Gaiotto
First member of the Committee: Dória, Renato Palumbo
Second member of the Committee: Lehmkuhl, Luciene
Summary: A temática dos retirantes é uma das mais presentes na produção artística de Candido Portinari. Embora ela seja muito mais numerosa, o Instituto Portinari a considera em uma série composta por sete gravuras e quatro painéis que abordam a trajetória de famílias sertanejas em busca de melhores condições fora da seca do sertão. Os mais famosos quadros são Criança Morta, Enterro na Rede e Retirantes, de 1944, todos pertencentes ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Tais obras passaram por diversas exposições desde que foram adicionadas ao acervo do museu e tornaram-se amplamente comentadas pela crítica. A dissertação concentra-se nesses quadros e em sua recepção, e é estruturada em três capítulos. O primeiro trata da literatura crítica, revisão dos autores, balanço e o lugar dos quadros conforme a opinião dos autores. O segundo trata da análise da crítica publicada nos periódicos, especificamente em O Estado de São Paulo entre os anos de 1954 a 2013, O Cruzeiro entre 1936 e 1978 e A Noite de 1944 a 1953, sobre a temática dos retirantes e da relação de obras que tenham referência aos retirantes em seu título no decorrer da produção de Portinari. O terceiro capítulo aborda a história institucional dos quadros no MASP. Palavras-chave: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítica de arte
Abstract: The theme of the retirantes is one of the most present in the artistic production of Candido Portinari. Although it is much larger, the Portinari Institute considers that the series is composed of seven engravings and four panels that address the trajectory of serteneja families in search of better conditions outside the drought of the sertão. The most famous paintings are Criança Morta, Enterro na Rede and Retirantes, from 1944, all belonging to the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand (MASP). These works have gone through several exhibitions since they were added to the museum's collection and have become widely criticized. The dissertation focuses on these tables and their reception, and is structured in three chapters. The first deals with the critical literature, the authors' review, the balance sheet and the place of the tables according to the opinion of the authors. The second deals with the analysis of the criticism published in the periodicals, specifically in O Estado de São Paulo between the years of 1954 to 2013, O Cruzeiro between 1936 and 1978 and A Noite of 1944 to 1953, on the theme of the retirantes and the relation of works which refer to the settlers in their title during the production of Portinari. The third chapter deals with the institutional history of those paintings at MASP. Keywords: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítique of art
Keywords: Candido Portinari
Candido Portinari
Retirantes
Retirantes
Masp
Masp
Crítica de arte
Criticizes of art
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: OLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre a série pertencente ao MASP - Uberlândia. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.237
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253
Date of defense: 20-Feb-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RetirantesPortinariCritica.pdfOLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: Crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Programa de Pós-graduação em Artes.34.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.