Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253
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dc.creatorOliveira, Marina Colli de-
dc.date.accessioned2018-04-26T18:43:35Z-
dc.date.available2018-04-26T18:43:35Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre a série pertencente ao MASP - Uberlândia. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21253-
dc.description.abstractThe theme of the retirantes is one of the most present in the artistic production of Candido Portinari. Although it is much larger, the Portinari Institute considers that the series is composed of seven engravings and four panels that address the trajectory of serteneja families in search of better conditions outside the drought of the sertão. The most famous paintings are Criança Morta, Enterro na Rede and Retirantes, from 1944, all belonging to the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand (MASP). These works have gone through several exhibitions since they were added to the museum's collection and have become widely criticized. The dissertation focuses on these tables and their reception, and is structured in three chapters. The first deals with the critical literature, the authors' review, the balance sheet and the place of the tables according to the opinion of the authors. The second deals with the analysis of the criticism published in the periodicals, specifically in O Estado de São Paulo between the years of 1954 to 2013, O Cruzeiro between 1936 and 1978 and A Noite of 1944 to 1953, on the theme of the retirantes and the relation of works which refer to the settlers in their title during the production of Portinari. The third chapter deals with the institutional history of those paintings at MASP. Keywords: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítique of artpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCandido Portinaript_BR
dc.subjectCandido Portinaript_BR
dc.subjectRetirantespt_BR
dc.subjectRetirantespt_BR
dc.subjectMasppt_BR
dc.subjectMasppt_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectCriticizes of artpt_BR
dc.titleOs Retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masppt_BR
dc.title.alternativeThe Retirantes of Portinari: criticism commented on the Masp seriespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miyoshi, Alexander Gaiotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981185480823685pt_BR
dc.contributor.referee1Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.contributor.referee2Lehmkuhl, Luciene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9431333621404513pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8077258606971899pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA temática dos retirantes é uma das mais presentes na produção artística de Candido Portinari. Embora ela seja muito mais numerosa, o Instituto Portinari a considera em uma série composta por sete gravuras e quatro painéis que abordam a trajetória de famílias sertanejas em busca de melhores condições fora da seca do sertão. Os mais famosos quadros são Criança Morta, Enterro na Rede e Retirantes, de 1944, todos pertencentes ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Tais obras passaram por diversas exposições desde que foram adicionadas ao acervo do museu e tornaram-se amplamente comentadas pela crítica. A dissertação concentra-se nesses quadros e em sua recepção, e é estruturada em três capítulos. O primeiro trata da literatura crítica, revisão dos autores, balanço e o lugar dos quadros conforme a opinião dos autores. O segundo trata da análise da crítica publicada nos periódicos, especificamente em O Estado de São Paulo entre os anos de 1954 a 2013, O Cruzeiro entre 1936 e 1978 e A Noite de 1944 a 1953, sobre a temática dos retirantes e da relação de obras que tenham referência aos retirantes em seu título no decorrer da produção de Portinari. O terceiro capítulo aborda a história institucional dos quadros no MASP. Palavras-chave: Candido Portinari, Retirantes, MASP, Crítica de artept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration214pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.237pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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RetirantesPortinariCritica.pdfOLIVEIRA, Marina Colli de. Os Retirantes de Portinari: Crítica comentada sobre as obras da série pertencente ao Masp. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Programa de Pós-graduação em Artes.34.76 MBAdobe PDFThumbnail
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