Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21147
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em atiradores do Tiro de Guerra 11/002 de Ituiutaba-MG
Author: Martins, Dianndra Silveira
First Advisor: Calábria, Luciana Karen
First member of the Committee: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
Second member of the Committee: Rosa, Thiago Augusto
Summary: Contexto: Jovens ingressos no Tiro de Guerra são submetidos a um processo seletivo em que o peso, o bom estado de saúde e a aptidão para atividade física são importantes características. Entretanto, eles estão expostos a situações diárias de estresse e pressão, as quais poderiam levar ao desenvolvimento de doenças crônicas. Objetivo: Detectar precocemente hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade e os seus fatores de risco para melhorar a qualidade de vida dos jovens ingressos no Tiro de Guerra. Métodos: Avaliaram-se os níveis glicêmicos e perfil lipídico, a pressão arterial, índices antropométricos e outros fatores de risco em 110 jovens atiradores do Tiro de Guerra 11-002 da cidade de Ituiutaba-MG (CEP/UFU n°006901/2015). Resultados: Os atiradores apresentaram idade média de 19,19 anos, maioria natural de Minas Gerais, escolarizados com ensino médio completo ou incompleto e que se autorreferiram pardos. Os índices antropométricos indicaram uma população majoritariamente eutrófica (71,8%), mas com presença de sobrepeso e obesidade (21,7%) e com risco moderado a alto para doenças cardiovasculares (76,3%). Ao serem avaliados quanto a pressão arterial e perfil lipídico, a maioria era normotensa com os níveis dos marcadores lipídicos dentro do recomendado, apesar de valores alterados também terem sido detectados. Todas as doenças investigadas apresentaram índices relevantes para histórico familiar, sendo 44,5% para diabetes, 40% para hipertensão e 54,5% para obesidade. Além disso, os dados coletados revelaram atiradores predominantemente etilistas, não tabagistas, com baixa prática de atividade física, e com estresse e pressão da vida diária autorreferidos em grau alto. Conclusão: A maioria dos atiradores apresenta boa saúde, porém valores altos foram encontrados para todos os parâmetros avaliados. Reconhece-se que é preciso mudar os hábitos de vida para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas futuras e reforçar as ações descritas no plano de enfrentamento para Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Keywords: Doenças crônicas
Estilo de vida
Perfil lipídico
Militares
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARTINS, Dianndra Silveira. Avaliação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em atiradores do Tiro de Guerra 11/002 de Ituiutaba-MG. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21147
Date of defense: 4-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoFatoresRisco.pdfTCC1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.