Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21147
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em atiradores do Tiro de Guerra 11/002 de Ituiutaba-MG
Autor(es): Martins, Dianndra Silveira
Primeiro orientador: Calábria, Luciana Karen
Primeiro membro da banca: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
Segundo membro da banca: Rosa, Thiago Augusto
Resumo: Contexto: Jovens ingressos no Tiro de Guerra são submetidos a um processo seletivo em que o peso, o bom estado de saúde e a aptidão para atividade física são importantes características. Entretanto, eles estão expostos a situações diárias de estresse e pressão, as quais poderiam levar ao desenvolvimento de doenças crônicas. Objetivo: Detectar precocemente hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade e os seus fatores de risco para melhorar a qualidade de vida dos jovens ingressos no Tiro de Guerra. Métodos: Avaliaram-se os níveis glicêmicos e perfil lipídico, a pressão arterial, índices antropométricos e outros fatores de risco em 110 jovens atiradores do Tiro de Guerra 11-002 da cidade de Ituiutaba-MG (CEP/UFU n°006901/2015). Resultados: Os atiradores apresentaram idade média de 19,19 anos, maioria natural de Minas Gerais, escolarizados com ensino médio completo ou incompleto e que se autorreferiram pardos. Os índices antropométricos indicaram uma população majoritariamente eutrófica (71,8%), mas com presença de sobrepeso e obesidade (21,7%) e com risco moderado a alto para doenças cardiovasculares (76,3%). Ao serem avaliados quanto a pressão arterial e perfil lipídico, a maioria era normotensa com os níveis dos marcadores lipídicos dentro do recomendado, apesar de valores alterados também terem sido detectados. Todas as doenças investigadas apresentaram índices relevantes para histórico familiar, sendo 44,5% para diabetes, 40% para hipertensão e 54,5% para obesidade. Além disso, os dados coletados revelaram atiradores predominantemente etilistas, não tabagistas, com baixa prática de atividade física, e com estresse e pressão da vida diária autorreferidos em grau alto. Conclusão: A maioria dos atiradores apresenta boa saúde, porém valores altos foram encontrados para todos os parâmetros avaliados. Reconhece-se que é preciso mudar os hábitos de vida para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas futuras e reforçar as ações descritas no plano de enfrentamento para Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Palavras-chave: Doenças crônicas
Estilo de vida
Perfil lipídico
Militares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Dianndra Silveira. Avaliação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em atiradores do Tiro de Guerra 11/002 de Ituiutaba-MG. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21147
Data de defesa: 4-Dez-2015
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoFatoresRisco.pdfTCC1.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.