Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21138
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Sequência didática de Ciências para as séries iniciais: a água no ambiente |
Alternate title (s): | Science didactic sequence for the initial series: water in the environment |
Author: | Costa e Silva, Alessandra Dias |
First Advisor: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
First member of the Committee: | Auth, Milton Antônio |
Second member of the Committee: | Maldaner, Otávio Aloisio |
Summary: | O ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza nos anos iniciais são fundamentais, pois fornecem instrumentos que possibilitam a criança compreender o mundo e a sociedade em que vivemos. No entanto, pesquisas revelam dificuldades dos professores em atividades deste componente curricular. Com base nesta problemática, este trabalho busca analisar qual a contribuição de uma sequência didática (SD), baseada no tema Água no Ambiente, para auxiliar o trabalho dos professores das séries iniciais. O trabalho possui duas partes interligadas: a elaboração e divulgação, por meio da rede social Facebook, da SD, que por sua vez foi disponibilizada em um Blog; e uma pesquisa realizada com professores que acessaram a mesma e responderam ao questionário vinculado a ela. Para embasar o trabalho, escolheu-se como referencial teórico a teoria sociocultural de Vygotsky e os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. A pesquisa delineou-se como mista (quantitativa e qualitativa), e seu instrumento refere-se a um questionário virtual com questões relacionadas ao perfil profissional, formação, ensino de Ciências e sobre as estratégias utilizadas na SD. Para análise qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da pesquisa apontam a importância de provisionar subsídios para auxiliar o trabalho dos professores dos anos iniciais que são generalistas, e de buscar estratégias metodológicas inovadoras, como enfoque em Ciências Tecnologia e Sociedade (CTS), interdisciplinaridade, Ensino por Investigação e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além do exposto a pesquisa revela a necessidade de ampliar o desenvolvimento de trabalhos visando contribuir com o ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza nos anos iniciais. |
Abstract: | The teaching and learning of Natural Science in primary school are fundamental, since provide instruments that allow children to understand the world and the society we live in, nevertheless, researches reveal some difficulties that teachers are facing in this subject. Building on this issue, this work seek to analyze the contribution of a didactic sequence (DS), based on the theme Water in the Environment, to assist the work of the teachers of the initial series. This work has two linked parts: the elaboration and propagation, through social network Facebook, of the DS, which, in turn, was published on a Blog; and a research that was accessed by some teachers in the same Blog who answered a survey. In order to underpin this work, it was chosen the sociocultural theory of Vygotsky and, the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. The research was delineated as both qualitative and quantitative, and its instrument refers to a virtual questionnaire related to the professional profile, academic background, teaching of Sciences, and the strategies used in the sequencing method. For the qualitative analysis it was used the content analysis of Bardin. The results of the research point to the importance of provisioning subsidies in order to assist the work of primary school teachers, who usually are generalists, and to search for innovating methodological strategies, as a focus in Science Technology and Society (STS), interdisciplinarity, Teaching by Investigation and the use of Information and Communications Technology (ICT). Furthermore, the research reveals the need of increasing the development of studies with the goal of contributing for the teaching and learning in primary school. |
Keywords: | Ciência - Estudo ensino Professores - Formação Abordagem interdisciplinaridade do conhecimento Ciência - Estudo e ensino (Fundamental) Ensino de Ciências Formação de Professores Teoria Sociocultural Três Momentos Pedagógicos Ciências Tecnologia e Sociedade (CTS) Interdisciplinaridade Teaching Sciences Teachers Degree Sociocultural Theory Three Pedagogical Moments Science Technology and Society (STS) Interdisciplinarity |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | COSTA E SILVA, Alessandra Dias. Sequência didática de Ciências para as séries iniciais : a água no ambiente. 2017.104 F. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.495 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.495 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21138 |
Date of defense: | 25-Aug-2017 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SequenciaDidaticaCiencias.pdf | Dissertação | 2.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.