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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21100
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O filme “Bicicletas de Nhanderu” revelando processos de hibridação cultural |
Alternate title (s): | The film "Bicycles of Nhanderu" revealing processes of cultural hybridization |
Author: | Fuzaro, Karina |
First Advisor: | Guido, Lúcia de Fátima Estevinho |
First member of the Committee: | Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de |
Second member of the Committee: | Carvalho, Daniela Franco |
Summary: | Essa dissertação foi dedicada ao estudo da cultura indígena, especificamente os Guarani Mbya, que vivem em são Miguel das missões- Rio Grande do Sul. Buscamos refletir sobre o que os indígenas contam de sua cultura, quais os elementos presentes no cotidiano que se assemelham com a cultura ocidental e quais os desafios estão sendo enfrentados pelos índios devido ao intenso contato com os “brancos”. Para responder essas indagações selecionamos um filme dessa comunidade, intitulado Bicicletas de Nhanderu, produzido pelo Projeto Vídeo nas Aldeias, onde os principais cineastas são os próprios membros da comunidade. A partir da descrição visual e sonora de cada cena, utilizando a técnica da decupagem, buscou-se refletir sobre os símbolos, rituais e ações do dia-a-dia tanto da relação do homem com a natureza, quanto do próprio convívio entre si e, principalmente, permitir que o filme revele os processos de hibridização cultural, na tentativa de desmistificar as imagens presentes em vários discursos midiáticos, que colocam os indígenas com sujeitos intactos, imutáveis, isolados e com um modo de vida ecologicamente correto. A perspectiva teórica que norteou todo o trabalho inscreve-se no campo dos estudos culturais, com ênfase em Stuart Hall e Néstor Canclini, já que esses autores consideram a identidade dos sujeitos em permanente reconstrução, e sentem a hibridização cultural como um processo natural e necessário para a sobrevivência da cultura indígena. Em síntese, com base nas imagens analisadas e discussões, é possível dizer que aprendemos de forma significante como realmente está a cultura indígena. Além disso, percebemos que a comunidade estudada está se permitindo desafiar-se a todo momento, porque viver como “bons selvagens” já não é a melhor maneira para sobreviverem em um mundo tão imediatista e capitalista. |
Abstract: | This dissertation was dedicated to the study of indigenous culture, specifically the Guarani Mbya, who live in São Miguel das missões - Rio Grande do Sul. We sought to reflect on what the Indians tell of their culture, what elements are present in the everyday life that resemble Western culture and which challenges are being addressed. faced by the Indians due to the intense contact with the "whites". To answer these questions, we have selected a film from this community entitled Bicycles of Nhanderu, produced by the Video Project in Villages, where the main filmmakers are the members of the community themselves. From the visual and sonorous description of each scene, using the technique of decupage, we sought to reflect on the symbols, rituals and actions of the daily life of both the relationship of man with nature, and the relationship between himself and himself , mainly to allow the film to reveal the processes of cultural hybridization, in an attempt to demystify the images present in various media discourses, which place the Indians with subjects intact, immutable, isolated and with an ecologically correct way of life. The theoretical perspective that guided all the work is inscribed in the field of cultural studies, with emphasis on Stuart Hall and Nestor Canclini, since these authors consider the identity of the subjects in permanent reconstruction, and feel the cultural hybridization as a natural and necessary process for the survival of the indigenous culture. In summary, based on the analyzed images and discussions, it is possible to be said that we learn in a significant way how the indigenous culture really is. In addition, we realize that the community being studied is allowing itself to be challenged at all times, because living as "good savages" is no longer the best way to survive in such an immediacy and capitalist world. |
Keywords: | Educação Índios - Cultura Índios Guarani Mbiá Cultura Indígena Hibridização |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | FUZARO, Karina. O filme “Bicicletas de Nhanderu” revelando processos de hibridação cultural - 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.411 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.411 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21100 |
Date of defense: | 21-Aug-2015 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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