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dc.creatorFuzaro, Karina-
dc.date.accessioned2018-04-09T12:47:02Z-
dc.date.available2018-04-09T12:47:02Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.citationFUZARO, Karina. O filme “Bicicletas de Nhanderu” revelando processos de hibridação cultural - 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.411pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21100-
dc.description.abstractThis dissertation was dedicated to the study of indigenous culture, specifically the Guarani Mbya, who live in São Miguel das missões - Rio Grande do Sul. We sought to reflect on what the Indians tell of their culture, what elements are present in the everyday life that resemble Western culture and which challenges are being addressed. faced by the Indians due to the intense contact with the "whites". To answer these questions, we have selected a film from this community entitled Bicycles of Nhanderu, produced by the Video Project in Villages, where the main filmmakers are the members of the community themselves. From the visual and sonorous description of each scene, using the technique of decupage, we sought to reflect on the symbols, rituals and actions of the daily life of both the relationship of man with nature, and the relationship between himself and himself , mainly to allow the film to reveal the processes of cultural hybridization, in an attempt to demystify the images present in various media discourses, which place the Indians with subjects intact, immutable, isolated and with an ecologically correct way of life. The theoretical perspective that guided all the work is inscribed in the field of cultural studies, with emphasis on Stuart Hall and Nestor Canclini, since these authors consider the identity of the subjects in permanent reconstruction, and feel the cultural hybridization as a natural and necessary process for the survival of the indigenous culture. In summary, based on the analyzed images and discussions, it is possible to be said that we learn in a significant way how the indigenous culture really is. In addition, we realize that the community being studied is allowing itself to be challenged at all times, because living as "good savages" is no longer the best way to survive in such an immediacy and capitalist world.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÍndios - Culturapt_BR
dc.subjectÍndios Guarani Mbiápt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectHibridizaçãopt_BR
dc.titleO filme “Bicicletas de Nhanderu” revelando processos de hibridação culturalpt_BR
dc.title.alternativeThe film "Bicycles of Nhanderu" revealing processes of cultural hybridizationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guido, Lúcia de Fátima Estevinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760524H4pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790374U6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414204E1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação foi dedicada ao estudo da cultura indígena, especificamente os Guarani Mbya, que vivem em são Miguel das missões- Rio Grande do Sul. Buscamos refletir sobre o que os indígenas contam de sua cultura, quais os elementos presentes no cotidiano que se assemelham com a cultura ocidental e quais os desafios estão sendo enfrentados pelos índios devido ao intenso contato com os “brancos”. Para responder essas indagações selecionamos um filme dessa comunidade, intitulado Bicicletas de Nhanderu, produzido pelo Projeto Vídeo nas Aldeias, onde os principais cineastas são os próprios membros da comunidade. A partir da descrição visual e sonora de cada cena, utilizando a técnica da decupagem, buscou-se refletir sobre os símbolos, rituais e ações do dia-a-dia tanto da relação do homem com a natureza, quanto do próprio convívio entre si e, principalmente, permitir que o filme revele os processos de hibridização cultural, na tentativa de desmistificar as imagens presentes em vários discursos midiáticos, que colocam os indígenas com sujeitos intactos, imutáveis, isolados e com um modo de vida ecologicamente correto. A perspectiva teórica que norteou todo o trabalho inscreve-se no campo dos estudos culturais, com ênfase em Stuart Hall e Néstor Canclini, já que esses autores consideram a identidade dos sujeitos em permanente reconstrução, e sentem a hibridização cultural como um processo natural e necessário para a sobrevivência da cultura indígena. Em síntese, com base nas imagens analisadas e discussões, é possível dizer que aprendemos de forma significante como realmente está a cultura indígena. Além disso, percebemos que a comunidade estudada está se permitindo desafiar-se a todo momento, porque viver como “bons selvagens” já não é a melhor maneira para sobreviverem em um mundo tão imediatista e capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.411por
dc.orcid.putcode81753298-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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