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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1104-037X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia
Título (s) alternativo (s): The formation of the teacher for the initial years of basic education and Geography
Autor: Amaral, Leandra de Lourdes Rezende
Primer orientador: Barbosa, Tulio
Primer miembro de la banca: Fagiani, Cilson César
Segundo miembro de la banca: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
Resumen: O presente trabalho efetivou-se com amplo questionamento referente à relação da formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia. Os caminhos metodológicos foram analisados de tal forma que, o próprio sentido de ensinar Geografia é verificado pelo direcionamento processual da avaliação e como esta pode ou não contribuir para a condição em empreender a crítica de forma permanente. Apresentamos análises de atividades avaliativas aplicadas por uma escola da rede municipal de ensino de Uberlândia/MG, no ano de 2017, como avaliação oficial e contrapomos o mesmo com as concepções da avaliação formativa. A pesquisa encaminhou-se numa abordagem qualitativa utilizando do método de análise de conteúdo, fundamentando-se na perspectiva pedagógica histórico-crítica, por compreender que as aproximações teóricas viabilizam condições reflexivas para questionarmos a estruturação do ensino de Geografia e sua resultante nas avaliações das escolas municipais de Uberlândia/MG. Concluímos que, enquanto há o distanciamento do curso de Graduação em Pedagogia com a Geografia por um lado, do outro está à ineficiência dos cursos de licenciatura em Geografia em tratar pedagogicamente os anos iniciais. De fato, a Geografia carece de reflexões sobre processos avaliativos, principalmente em análises de atividades avaliativas com os conteúdos geográficos. Deste modo, é necessário repensar a formação de professores no Brasil.
Abstract: The present work was carried out with ample questioning regarding the relation of teacher formation for the initial years of basic education and Geography. The methodological paths were analyzed in such a way that the very meaning of teaching Geography is verified by the procedural direction of the evaluation and how it can contribute to the condition in undertaking the criticism permanently. We present analyses of avaluative activities applied by a school of the municipal education network of Uberlândia/MG, in year of 2017, as na official evaluation, and we contrast it with the conceptions of formative evaluation. The research was based on a qualitative approach using the content analysis method, based on the historical-critical pedagogical perspective, because it understands that the theoretical approaches allow reflexive conditions to question the structuring of the teaching of Geography and its resulting in the evaluations of the schools municipalities of Uberlândia/MG. We conclude that, while there is the distance from the course of Graduation in Pedagogy with Geography on the one hand, of the other is the inefficiency of undergraduate courses in Geography to treat pedagogically the initial years. In fact, Geography needs to reflect on evaluative processes, especially in the analyses of evaluative activities with geographic contents. Thus, it is necessary to rethink the formation of teachers in Brazil.
Palabras clave: Geografia
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Formação de professores
Geography
Geography - Study and education (Basic)
Geography - Formation of teacher
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: Amaral, Leandra de Lourdes Rezende. A formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia - Uberlândia. 2018. 123 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.906
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21065
Fecha de defensa: 29-mar-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

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