Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmaral, Leandra de Lourdes Rezende-
dc.date.accessioned2018-04-05T13:43:57Z-
dc.date.available2018-04-05T13:43:57Z-
dc.date.issued2018-03-29-
dc.identifier.citationAmaral, Leandra de Lourdes Rezende. A formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia - Uberlândia. 2018. 123 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21065-
dc.description.abstractThe present work was carried out with ample questioning regarding the relation of teacher formation for the initial years of basic education and Geography. The methodological paths were analyzed in such a way that the very meaning of teaching Geography is verified by the procedural direction of the evaluation and how it can contribute to the condition in undertaking the criticism permanently. We present analyses of avaluative activities applied by a school of the municipal education network of Uberlândia/MG, in year of 2017, as na official evaluation, and we contrast it with the conceptions of formative evaluation. The research was based on a qualitative approach using the content analysis method, based on the historical-critical pedagogical perspective, because it understands that the theoretical approaches allow reflexive conditions to question the structuring of the teaching of Geography and its resulting in the evaluations of the schools municipalities of Uberlândia/MG. We conclude that, while there is the distance from the course of Graduation in Pedagogy with Geography on the one hand, of the other is the inefficiency of undergraduate courses in Geography to treat pedagogically the initial years. In fact, Geography needs to reflect on evaluative processes, especially in the analyses of evaluative activities with geographic contents. Thus, it is necessary to rethink the formation of teachers in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensino (Fundamental)pt_BR
dc.subjectGeografia - Formação de professorespt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectGeography - Study and education (Basic)pt_BR
dc.subjectGeography - Formation of teacherpt_BR
dc.titleA formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe formation of the teacher for the initial years of basic education and Geographypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.referee1Fagiani, Cilson César-
dc.contributor.referee2Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho efetivou-se com amplo questionamento referente à relação da formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia. Os caminhos metodológicos foram analisados de tal forma que, o próprio sentido de ensinar Geografia é verificado pelo direcionamento processual da avaliação e como esta pode ou não contribuir para a condição em empreender a crítica de forma permanente. Apresentamos análises de atividades avaliativas aplicadas por uma escola da rede municipal de ensino de Uberlândia/MG, no ano de 2017, como avaliação oficial e contrapomos o mesmo com as concepções da avaliação formativa. A pesquisa encaminhou-se numa abordagem qualitativa utilizando do método de análise de conteúdo, fundamentando-se na perspectiva pedagógica histórico-crítica, por compreender que as aproximações teóricas viabilizam condições reflexivas para questionarmos a estruturação do ensino de Geografia e sua resultante nas avaliações das escolas municipais de Uberlândia/MG. Concluímos que, enquanto há o distanciamento do curso de Graduação em Pedagogia com a Geografia por um lado, do outro está à ineficiência dos cursos de licenciatura em Geografia em tratar pedagogicamente os anos iniciais. De fato, a Geografia carece de reflexões sobre processos avaliativos, principalmente em análises de atividades avaliativas com os conteúdos geográficos. Deste modo, é necessário repensar a formação de professores no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration123 páginaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.906pt_BR
dc.orcid.putcode142678888-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormacaoProfessorAnos.pdfDissertação2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.