Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20979
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação e desenvolvimento rural : desafios e perspectivas para a educação do campo em Minas Gerais, 2008-2015
Alternate title (s): Education and rural development: challenges and perspectives for rural education in Minas Gerais, 2008-2015
Author: Goulart, Fabiano de Moura
First Advisor: Previtalli, Fabiane Santana
First member of the Committee: Freitas, Revalino Antônio de
Second member of the Committee: Cecílio, Sálua
Third member of the Committee: Lucena, Carlos Alberto
Fourth member of the Committee: Betanho, Cristiane
Summary: A pesquisa, desenvolvida no âmbito da linha Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFU, teve como objetivo analisar as políticas públicas de educação do campo no Brasil e, de modo específico em Minas Gerais, e, para tanto, adotou-se o ProJovem Campo - Saberes da Terra, Saberes de Minas como objeto de estudo, no recorte temporal 2008-2015. A investigação pautou-se pelos pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa em educação. Quanto aos objetivos, trata-se uma pesquisa exploratória e descritiva e, em relação aos procedimentos de coleta de dados, a tese se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica e documental com busca e análise em fontes primárias - documentos governamentais e de agências internacionais - que compõem o arcabouço técnico, jurídico e político do ProJovem Campo, bem como regulamenta e fomenta a educação pública no país e no estado de Minas Gerais, atinentes à concepção e execução do programa. Partiu-se da hipótese de que, não obstante represente avanços na elevação da escolaridade, o programa não promove a inserção autônoma, solidária e empoderada dos sujeitos no mundo do trabalho, por meio da qualificação social e profissional, como se propõe. A pesquisa permitiu a reflexão sobre a importância dos movimentos sociais no processo de construção da proposta de educação do campo, desenvolvida no contexto do modo de produção hegemônico, revelando contradições e embates entre Estado e sociedade na construção da agenda pública educativa nacional. A partir dos resultados obtidos verifica-se que o ProJovem Campo - Saberes da Terra, Saberes de Minas caracteriza-se como política de governo, atua parcial e superficialmente nas questões sócio educacionais e não resolve as limitações estruturais que estão na origem da pobreza e da baixa escolaridade das populações rurais do estado de Minas, como o acesso à terra e oportunidades de trabalho remunerado. Mesmo em face dos atuais progressos nas pesquisas sobre a educação do campo, o programa ainda se aproxima da educação rural, sobretudo pela sistemática unidirecional de sua concepção e implantação, que desconsidera as vozes daqueles aos quais se destina, o que caracteriza a práxis da educação rural introduzida no Brasil no início do século XX.
Abstract: The research, developed within the line Work, Society and Education of the Postgraduate Program of the Faculty of Education of UFU, had as objective to analyze the public education policies of the field in Brazil and, specifically in the state of Minas Gerais. For that, ProJovem Campo - Saberes da Terra, Saberes de Minas was adopted as object of study, in the 2008-2015 time cut. The investigation was based on the estimations of qualitative research in education. In reference to the objectives, this is an exploratory and descriptive research, and in relation to the data collection procedures, the thesis was developed through bibliographical and documentary research with search and analysis in primary sources - government documents and from international agencies - that compose the technical, legal and political framework of ProJovem Campo, as well as regulates and promotes public education in the country and in the state of Minas Gerais, regarding the design and execution of the program. It was based on the hypothesis that, despite representing advances in the increase of schooling, the program does not promote the autonomous, solidary and empowered insertion of the subjects in the world of work, through social and professional qualification, as proposed. The research allowed the deliberation on the importance of social movements in the construction process of the rural education proposal, developed in the context of the hegemonic mode of production, revealing contradictions and conflicts between State and society in the construction of the national public educational agenda. From the results obtained, it can be seen that the ProJovem Campo - Saberes da Terra, Saberes de Minas project is characterized as a government policy, acts partially and superficially on socio-educational issues and does not solve the structural limitations that lead to the origin of poverty and low levels of schooling of rural populations in the state of Minas Gerais, such as access to land and paid work opportunities. Even considering the current progress in rural education researches, the program is still approaching to rural education, mainly because of the unidirectional systematics of its design and implementation, which disregards the voices of those for whom it is intended, which characterizes the praxis of rural education introduced in Brazil at the beginning of the 20th century.
Keywords: Educação
Educação rural
Minas Gerais 2008 a 2015
Educação e Estado
Desenvolvimento rural
Educação do campo
ProJovem Campo
Reestruturação produtiva
Políticas públicas
Field education
Rural education
Productive restructurin
Public Policies
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: GOULART, Fabiano de Moura. Educação e desenvolvimento rural : desafios e perspectivas para a educação do campo em Minas Gerais, 2008-2015. 2017.177 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Document identifier: x
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20979
Date of defense: 29-May-2017
Appears in Collections:TESE - Educação

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