Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20923
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4187-6987 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O contexto da inclusão e o ensino de matemática na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural |
Título(s) alternativo(s): | The context of inclusion and teaching of mathematics in the perspective of Historical-Cultural Theory |
Autor(es): | Silva, Jeferson Junio Batista |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Junior, Arlindo José de Souza |
Segundo membro da banca: | Freitas, Maria Tereza Menezes |
Terceiro membro da banca: | Rafaeli, Fernando Rodrigo |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais presente nas pesquisas acerca da Educação Matemática utilizando diversos recursos como jogos e/ou materiais manipulativos para possibilitar ao aluno uma melhor aprendizagem. Dentre as inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática, tem merecido atenção o processo de inclusão social que, apesar de diversas legislações terem sido criadas visando uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência, muitos setores ainda encontram-se despreparados para atender a inclusão, em especial a área de educação. Tendo em vista que essa realidade também é vivida na área de matemática, foi elaborada a seguinte questão de estudo: Como desenvolver o ensino de matemática a alunos com necessidades especiais no contexto da educação inclusiva? A fim de tentar responder esse questionamento foi realizado um estudo bibliográfico e levantamento dos trabalhos publicados nos anais dos principais eventos educacionais da área de Educação Matemática e Educação Especial. Também foi realizada uma pesquisa de campo junto a dois estudantes com necessidades especiais do 7º ano de uma escola da rede estadual do município de Uberlândia. As atividades com esses alunos foram realizadas tomando como pressupostos teóricos a Teoria Histórico-Cultural e intervenções pedagógicas utilizando jogos e materiais manipulativos. Com essa experiência foi possível constatar a dificuldade em se desenvolver práticas pedagógicas que promovam a inclusão desses estudantes, mas que as mesmas não são impossíveis de serem desenvolvidas. |
Abstract: | The process of teaching and learning has been increasingly present in the research about Mathematics Education using various resources such as games and / or manipulative materials to enable students to learn better. Among the numerous researches in the field of Mathematics Education, the social inclusion process has deserved attention, although many legislations have been created aiming at a better quality of life for people with disabilities, many sectors are still unprepared to attend to the inclusion, in particular the area of education. Considering that this reality is also lived in the area of mathematics, the following question of study was elaborated: How to develop the teaching of mathematics to students with special needs in the context of inclusive education? In order to try to answer this questioning, a bibliographic study and survey of the works published in the annals of the main educational events of the Mathematics Education and Special Education area were carried out. A field survey was also carried out with two students with special needs of the 7th grade of a school in the state of Uberlandia. The activities with these students were carried out taking as theoretical assumptions the Historical-Cultural Theory and pedagogical interventions using games and manipulative materials. With this experience it was possible to verify the difficulty in developing pedagogical practices that promote the inclusion of these students, but that they are not impossible to be developed. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Jogos Pedagógicos Educação Especial Mathematics Education Pedagogical games Special education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Jeferson Junio Batista. O contexto da inclusão e o ensino de matemática na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. 2017. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20923 |
Data de defesa: | 11-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContextoInclusãoEnsino.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.