Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jeferson Junio Batista-
dc.date.accessioned2018-03-18T20:41:06Z-
dc.date.available2018-03-18T20:41:06Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Jeferson Junio Batista. O contexto da inclusão e o ensino de matemática na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. 2017. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20923-
dc.description.abstractThe process of teaching and learning has been increasingly present in the research about Mathematics Education using various resources such as games and / or manipulative materials to enable students to learn better. Among the numerous researches in the field of Mathematics Education, the social inclusion process has deserved attention, although many legislations have been created aiming at a better quality of life for people with disabilities, many sectors are still unprepared to attend to the inclusion, in particular the area of education. Considering that this reality is also lived in the area of mathematics, the following question of study was elaborated: How to develop the teaching of mathematics to students with special needs in the context of inclusive education? In order to try to answer this questioning, a bibliographic study and survey of the works published in the annals of the main educational events of the Mathematics Education and Special Education area were carried out. A field survey was also carried out with two students with special needs of the 7th grade of a school in the state of Uberlandia. The activities with these students were carried out taking as theoretical assumptions the Historical-Cultural Theory and pedagogical interventions using games and manipulative materials. With this experience it was possible to verify the difficulty in developing pedagogical practices that promote the inclusion of these students, but that they are not impossible to be developed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPS - Centro de Atenção Psicosocialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos Pedagógicospt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical gamespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleO contexto da inclusão e o ensino de matemática na perspectiva da Teoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.title.alternativeThe context of inclusion and teaching of mathematics in the perspective of Historical-Cultural Theorypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Junior, Arlindo José de Souza-
dc.contributor.referee2Freitas, Maria Tereza Menezes-
dc.contributor.referee3Rafaeli, Fernando Rodrigo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0471279715974744pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais presente nas pesquisas acerca da Educação Matemática utilizando diversos recursos como jogos e/ou materiais manipulativos para possibilitar ao aluno uma melhor aprendizagem. Dentre as inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática, tem merecido atenção o processo de inclusão social que, apesar de diversas legislações terem sido criadas visando uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência, muitos setores ainda encontram-se despreparados para atender a inclusão, em especial a área de educação. Tendo em vista que essa realidade também é vivida na área de matemática, foi elaborada a seguinte questão de estudo: Como desenvolver o ensino de matemática a alunos com necessidades especiais no contexto da educação inclusiva? A fim de tentar responder esse questionamento foi realizado um estudo bibliográfico e levantamento dos trabalhos publicados nos anais dos principais eventos educacionais da área de Educação Matemática e Educação Especial. Também foi realizada uma pesquisa de campo junto a dois estudantes com necessidades especiais do 7º ano de uma escola da rede estadual do município de Uberlândia. As atividades com esses alunos foram realizadas tomando como pressupostos teóricos a Teoria Histórico-Cultural e intervenções pedagógicas utilizando jogos e materiais manipulativos. Com essa experiência foi possível constatar a dificuldade em se desenvolver práticas pedagógicas que promovam a inclusão desses estudantes, mas que as mesmas não são impossíveis de serem desenvolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode93859798-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContextoInclusãoEnsino.pdf2.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.