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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Letramentos digitais de professores da educação básica : dos operacionais aos profissionais
Alternate title (s): Digital literacy of teachers of basic education: from operational to professional
Author: Bacalá, Valéria Lopes de Aguiar
First Advisor: Moraes Filho, Waldenor Barros
First coorientator: Souza, Valeska Virgínia Soares
First member of the Committee: Murta, Cláudia Almeida Rodrigues
Second member of the Committee: Almeida, Patrícia Vasconcelos
Third member of the Committee: Mello, Dilma Maria de
Summary: Neste trabalho, analisei práticas de letramentos digitais de professores “em serviço” da Educação Básica de algumas escolas públicas do município de Uberlândia. O objetivo foi investigar e analisar os letramentos digitais dos professores e sua (não) transposição para as práticas de letramentos digitais para fins Profissionais de ensino de línguas na Educação Básica. Tal proposta situa-se no contexto de discussões sobre o impacto das TDIC na vida dos sujeitos letrados e as consequências culturais e sociais dos letramentos digitais para a sociedade como um todo. Assim, tomando por objeto de estudo os letramentos digitais de professores da Educação Básica Pública, investiguei o seguinte problema de pesquisa: Os professores fazem uso das TDIC como simples transferência de letramentos digitais que já desenvolveram, ou se a partir de seus letramentos digitais básicos e particulares, sentem-se preparados e habilitados a empregá-los em práticas de letramentos no contexto de ensino de línguas. Para analisar essas práticas, tomei como base os Novos Estudos do Letramento – NLS (STREET, 1984, 2003), os estudos sobre letramentos digitais (KRESS, 2003; STREET, 2009), as matrizes de letramentos digitais de (BEHAR, 2013; SELBER, 2004) e os conceitos de Normalização (BAX, 2003; CHAMBERS; BAX, 2006). Como eixo metodológico, optei pela abordagem da “Epistemologia Qualitativa” (GONZÁLES REY, 2005) e optei pelo caminho interpretativista (BOGDAN; BIKLEN, 1994), visto que nos encontramos em um momento de fluidez de conceitos e verdades. Delineei os perfis de letramentos digitais, a partir da Matriz de Letramentos Digitais de Behar et al (2013) e Selber (2004), dos professores de línguas na Educação Básica que participaram da pesquisa, em um total de vinte e um respondentes dos questionários, dos quais oito foram entrevistados e, dentre esses, quatro elaboraram narrativas de eventos de letramentos digitais. A base de coleta de dados inclui questionários, entrevistas, narrativas espontâneas e algumas notas de campo, com os participantes da pesquisa. Os participantes, letrados digitais, parecem usar seus letramentos digitais apenas como adaptação de recursos para auxiliá-lo em suas atividades docentes, sem a conscientização plena do uso das TDIC de modo crítico e reflexivo como requer os letramentos para fins Profissionais no ensino.
Abstract: In this work, I analyzed digital literacy practices of teachers "in service" of the Basic Education of some public schools in the city of Uberlândia. The objective was to investigate and analyze the digital literacy of teachers and their (no) transposition to the practices of digital literacy for professional purposes of language teaching in Basic Education. This proposal is in the context of discussions about the impact of TDIC on the literate subjects´s life and the cultural and social consequences of digital literacy for society as a whole. Thus, taking as the object of study the digital literacy of teachers of Public Basic Education, I investigated the following research problem: teachers make use of TDIC as a simple transfer of digital literacy that they have already developed, or if from their basic digital literacy and individuals, they feel prepared and enabled to employ them in literacy practices in the context of language teaching. In order to analyze these practices, I took the New Literacy Studies - NLS (STREET, 1984, 2003), the studies on digital literacy (KRESS, 2003; STREET, 2009) , 2004) and the concepts of standardization (BAX, 2003; CHAMBERS; BAX, 2006). As a methodological axis, I opted for the "Qualitative Epistemology" approach (GONZÁLES REY, 2005) and opted for the interpretative path (BOGDAN; BIKLEN, 1994), since we are in a moment of fluidity of concepts and truths. I outlined the digital literacy profiles, from the Digital Literacy Matrix of Behar et al (2013) and Selber (2004), of the language teachers in Basic Education who participated in the research, in a total of twenty-one respondents of the questionnaires, of which eight were interviewed and, among them, four elaborated narratives of digital literacy events. The data collection base includes questionnaires, interviews, spontaneous narratives, and some field notes, with survey participants. Participants, digital literacy, seem to use their digital literacy only as an adaptation of resources to assist them in their teaching activities, without the full awareness of the use of TDICs in a critical and reflexive manner as required by professional literacy.
Keywords: Linguística
Línguas
Professores de línguas
Práticas de Letramentos Sociais
Letramentos Digitais para fins Profissionais
Ensino de Línguas
Educação Básica
Social Literacy Practices
Digital Literacy for Professional purpose
Language teaching
Basic education
Estudo e ensino
Inovações
Tecnológicas
Professores de línguas
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: BACALÁ, Valéria Lopes de Aguiar. Letramentos digitais de professores da educação básica : dos operacionais aos profissionais - 2017. 224 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Document identifier: x
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20903
Date of defense: 31-Jul-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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