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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2327-2696
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de chapisco em moenda de cana de açúcar com o processo FCWA
Título(s) alternativo(s): Roughcast aplication in sugar cane milling with the process fcaw
Autor(es): Murad, Márcio de Queiroz
Primeiro orientador: Ferraresi, Valtair Antônio
Primeiro membro da banca: Ferreira Filho, Demostenes
Segundo membro da banca: Reis, Ruham Pablo
Resumo: A redução de custo tem se tornado cada dia mais uma abordagem com o objetivo de se tonar as empresas mais competitivas. Trabalhos para reduzir os desgastes dos equipamentos no setor sucroalcooleiro tem ido de encontro a essa meta. Este trabalho tem como objetivo estudar a influência de parâmetros de aplicação de chapisco, como velocidade, tensão, corrente, condição de aplicação (seco ou com água), sentido de rotação da moenda, ângulo de aplicação do arame e corrente no rendimento de deposição na utilização do processo “arame tubular auto-protegido”, consumível comumente usados na indústria sucroalcooleira, como metal de adição para aplicação de revestimento duro, em camisas de moendas. O metal utilizado para aplicação deste revestimento é uma liga FeCrC. Em uma primeira fase foram realizados experimentos em laboratório e numa fase posterior foram realizados experimentos em campo, em uma empresa de bens de capital que realiza este serviço. Os resultados obtidos mostraram que a redução da velocidade de aplicação de chapisco reduz as perdas do metal de adição. Outros ensaios com a variação da corrente e tensão, apresentaram redução do rendimento de deposição. Ensaios variando o sentido de giro e ângulo de aplicação não se apresentaram como significativos para influenciar o rendimento de deposição. Por fim, a aplicação a seco, apesar de apresentaram resultados positivos no rendimento de deposição, não foram aprovados no aspecto de qualidade.
Abstract: Cost reduction has become an approach adopted by a growing number of companies aiming to become competitive. Works to reduce the wearing of equipment in the sugarcane sector have met that goal. This work aims to study the influence of parameters such as speed, voltage, current, application in dry and wet conditions, direction, angle and roughcast current in the deposition efficiency in the use of the process “self-protected cored wire”, consumables commonly used in the sugar industry as filler metal for hard coating application in mills shirts. The metal used for the application of the alloy coating was FeCrC. In the first phase, experiments were carried out in a laboratory and, at a later stage, field experiments were conducted in a company of capital goods which performs this service. In a second step, tests were carried out in a company of capital goods which performs this work. The results showed that the reduction of roughcast application rate reduces losses. Further, tests varying current and voltage have showed reduction in deposition efficiency. Tests varying the direction of rotation as well as angle of application have not presented any significant results for deposition efficiency. Finally, both dry and wet application conditions, although tested positive result in the deposition efficiency, have not passed the quality aspect evaluation.
Palavras-chave: Arame Tubular Autoprotegido
Selfshielded tubular wires
Chapisco
Roughcast
Moenda
Sugar Mill
Revestimento Duro
Hardfacing
Resistência ao Desgaste
Wear Resistence
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::PROCESSOS DE FABRICACAO, SELECAO ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Referência: MURAD, Márcio de Queiroz. Aplicação de chapisco em moenda de cana de açúcar com o processo FCWA. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.76
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20880
Data de defesa: 13-Abr-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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