Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20764
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Conhecimento prático profissional e prático pessoal: experiências que vivi/vivo são as histórias que me constituem professor
Título(s) alternativo(s): Practical and practical practical personal knowledge: experiences that I lived / lived are the stories that constitute me teacher
Autor(es): Oliveira, Gabriel Silva de
Primeiro orientador: Mello, Dilma Maria de
Primeiro membro da banca: Romero, Tania Regina de Souza
Segundo membro da banca: Felice, Maria Inês Vasconcelos
Terceiro membro da banca: Bengezen, Viviane Cabral
Resumo: Nesta pesquisa, baseado nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015; CONNELLY; CLANDININ, 2004), busquei entender algumas das minhas experiências de vida e suas possíveis implicações na minha formação docente. Assim, além de pesquisador, fui o único participante direto de pesquisa. Minhas indagações iniciais foram: (i) como as histórias de docência que vivi/vivo constroem o meu entendimento da profissão docente? (ii) como o entendimento das outras pessoas sobre o ser professor interrompe a(s) minha(s) história(s) de docência? Para compor meus textos de campo, optei por me concentrar sobre as experiências vividas antes e depois da graduação em Letras, de forma que as minhas histórias da época de faculdade não foram contempladas. O contexto de minha pesquisa foi a escola estadual onde trabalho como professor efetivo desde agosto de 2015, localizada no município de Monte Alegre de Minas - MG, e meus textos de campo foram interpretados a partir da perspectiva da composição de sentidos (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). Como fundamentação teórica, amparei-me nas concepções de conhecimento prático pessoal e prático profissional (CLANDININ; CONNELLY, 1995) e das histórias que nos constituem (CONNELLY, CLANDININ, 1999). Abordei, também, os conceitos de interrupções de histórias (MURPHY, 2004) e de espaço liminal (HEILBRUN, 1999; LUNDBERG, 2000). Ao reviver minhas experiências, discuti não só as minhas próprias concepções de ser professor, mas também o entendimento que as outras pessoas parecem ter a respeito da profissão docente. Ao final, entendi que, ao longo do tempo, minhas histórias na docência foram moldando a minha própria concepção de ser professor, de modo que as experiências que vivi e que continuo vivendo estão fortemente imbricadas com a minha construção de conhecimento prático pessoal e prático profissional.
Abstract: In this research based on the theoretical-methodological constructs of Narrative Inquiry (CLANDININ, CONNELLY, 2000, 2011, 2015, CONNELLY, CLANDININ, 2004), I sought to understand some of my life experiences and their possible implications in my teaching education. Thus, besides being the researcher, I was the only direct research participant. My initial inquiries were: (i) how do the teaching stories I lived/live build my understanding of the teaching profession? (ii) how does other people's understanding of being a teacher interrupt my teaching story/stories? To compose my field texts, I chose to focus on the experiences that I have lived before and after my undergraduate degree in Languages, so that my stories as an undergraduate student were not contemplated. The context of my research was the public school where I have worked since August 2015. The school is located in Monte Alegre de Minas - Minas Gerais State, and my field texts were interpreted through the Meaning Composition perspective (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). The theoretical basis for this research were the concepts of personal and practical professional knowledge (CLANDININ, CONNELLY, 1995) and stories to live by (CONNELLY, CLANDININ, 1999). I also discussed the concepts of interrupted stories (MURPHY, 2004) and liminality (HEILBRUN, 1999; LUNDBERG, 2000). As I relived my experiences, I discussed not only my own conceptions of being a teacher, but also the understanding that other people seem to have about the teaching profession. At the end, I understood that throughout the time, my teaching stories were shaping my own conception of being a teacher, so that the experiences that I have lived and have been living are strongly intertwined with my personal practical knowledge and my professional practical knowledge.
Palavras-chave: Conhecimento prático profissional
Conhecimento prático pessoal
Histórias que nos constituem
Formação de professores
Pesquisa narrativa
Professional Practical Knowledge
Personal Practical Knowledge
Stories to live by
Teacher‟s education
Narrative Inquiry
Linguística
Pragmatismo
Professores de português - Formação
Professores - Experiências
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: OLIVEIRA, Gabriel Silva de. Conhecimento prático profissional e prático pessoal: experiências que vivi/vivo são as histórias que me constituem professor. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.102
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20764
Data de defesa: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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