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dc.creatorOliveira, Gabriel Silva de-
dc.date.accessioned2018-02-23T18:02:16Z-
dc.date.available2018-02-23T18:02:16Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriel Silva de. Conhecimento prático profissional e prático pessoal: experiências que vivi/vivo são as histórias que me constituem professor. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20764-
dc.description.abstractIn this research based on the theoretical-methodological constructs of Narrative Inquiry (CLANDININ, CONNELLY, 2000, 2011, 2015, CONNELLY, CLANDININ, 2004), I sought to understand some of my life experiences and their possible implications in my teaching education. Thus, besides being the researcher, I was the only direct research participant. My initial inquiries were: (i) how do the teaching stories I lived/live build my understanding of the teaching profession? (ii) how does other people's understanding of being a teacher interrupt my teaching story/stories? To compose my field texts, I chose to focus on the experiences that I have lived before and after my undergraduate degree in Languages, so that my stories as an undergraduate student were not contemplated. The context of my research was the public school where I have worked since August 2015. The school is located in Monte Alegre de Minas - Minas Gerais State, and my field texts were interpreted through the Meaning Composition perspective (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). The theoretical basis for this research were the concepts of personal and practical professional knowledge (CLANDININ, CONNELLY, 1995) and stories to live by (CONNELLY, CLANDININ, 1999). I also discussed the concepts of interrupted stories (MURPHY, 2004) and liminality (HEILBRUN, 1999; LUNDBERG, 2000). As I relived my experiences, I discussed not only my own conceptions of being a teacher, but also the understanding that other people seem to have about the teaching profession. At the end, I understood that throughout the time, my teaching stories were shaping my own conception of being a teacher, so that the experiences that I have lived and have been living are strongly intertwined with my personal practical knowledge and my professional practical knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento prático profissionalpt_BR
dc.subjectConhecimento prático pessoalpt_BR
dc.subjectHistórias que nos constituempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectProfessional Practical Knowledgept_BR
dc.subjectPersonal Practical Knowledgept_BR
dc.subjectStories to live bypt_BR
dc.subjectTeacher‟s educationpt_BR
dc.subjectNarrative Inquirypt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectPragmatismopt_BR
dc.subjectProfessores de português - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Experiênciaspt_BR
dc.titleConhecimento prático profissional e prático pessoal: experiências que vivi/vivo são as histórias que me constituem professorpt_BR
dc.title.alternativePractical and practical practical personal knowledge: experiences that I lived / lived are the stories that constitute me teacherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539603114398419pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1506847753301598pt_BR
dc.contributor.referee2Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1639990509404139pt_BR
dc.contributor.referee3Bengezen, Viviane Cabral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6299135330351127pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6132709074830321pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, baseado nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015; CONNELLY; CLANDININ, 2004), busquei entender algumas das minhas experiências de vida e suas possíveis implicações na minha formação docente. Assim, além de pesquisador, fui o único participante direto de pesquisa. Minhas indagações iniciais foram: (i) como as histórias de docência que vivi/vivo constroem o meu entendimento da profissão docente? (ii) como o entendimento das outras pessoas sobre o ser professor interrompe a(s) minha(s) história(s) de docência? Para compor meus textos de campo, optei por me concentrar sobre as experiências vividas antes e depois da graduação em Letras, de forma que as minhas histórias da época de faculdade não foram contempladas. O contexto de minha pesquisa foi a escola estadual onde trabalho como professor efetivo desde agosto de 2015, localizada no município de Monte Alegre de Minas - MG, e meus textos de campo foram interpretados a partir da perspectiva da composição de sentidos (ELY; VINZ; ANZUL; DOWNING, 2001). Como fundamentação teórica, amparei-me nas concepções de conhecimento prático pessoal e prático profissional (CLANDININ; CONNELLY, 1995) e das histórias que nos constituem (CONNELLY, CLANDININ, 1999). Abordei, também, os conceitos de interrupções de histórias (MURPHY, 2004) e de espaço liminal (HEILBRUN, 1999; LUNDBERG, 2000). Ao reviver minhas experiências, discuti não só as minhas próprias concepções de ser professor, mas também o entendimento que as outras pessoas parecem ter a respeito da profissão docente. Ao final, entendi que, ao longo do tempo, minhas histórias na docência foram moldando a minha própria concepção de ser professor, de modo que as experiências que vivi e que continuo vivendo estão fortemente imbricadas com a minha construção de conhecimento prático pessoal e prático profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.102pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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