Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20683
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Suporte didático para educação ambiental: apoio à docência em química.
Autor: Gontijo, Iris Afonsina
Primer orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primer miembro de la banca: Marques, Deividi Marcio
Segundo miembro de la banca: Felício, Cínthia Maria
Resumen: O trabalho apresenta metodologias de ensino sugeridas para a contextualização do ensino de Química com caráter interdisciplinar. Propõe a construção de um caderno de atividades experimentais com abordagem contextualizada através de experimentos e textos, com a intenção de levar às escolas uma abordagem da temática Ambiental, voltada aos alunos do Ensino Médio e Fundamental. Todos os experimentos e textos abordados no Caderno são retirados dos Artigos Acadêmicos da Revista Química Nova na Escola, com a finalidade de dar suporte, estimular os professores a discutir problemas ambientais, e também possibilitando aos alunos aprender Química através da contextualização.
Abstract: This work presents methodologies of teaching suggested for a contextualization of the teaching of Chemistry with interdisciplinary character. It proposes the construction of a notebook of experimental activities with a contextualized approach through experiments and texts, with an intention to lead the schools and an approach to the Environmental theme, aimed at secondary and elementary school students. All the experiments and texts covered in the Notebook are taken from the academic articles of the journal “Química Nova na Escola”, with purpose of give support and stimulate teachers to discuss environmental problems, and also to enable students to learn Chemistry through contextualization.
Palabras clave: Educação Ambiental
Experimentação
Contextualização
Environmental Education
Experimentation
Contextualization
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: GONTIJO, Iris Afonsina. Suporte didático para educação ambiental: apoio à docência em química - Uberlândia - 2017. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlância, Uberlândia, 2018.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.70
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20683
Fecha de defensa: 24-feb-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SuporteDidaticoEducacao.pdfDissertação2.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.