Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20683
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gontijo, Iris Afonsina | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T18:43:00Z | - |
dc.date.available | 2018-02-16T18:43:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-24 | - |
dc.identifier.citation | GONTIJO, Iris Afonsina. Suporte didático para educação ambiental: apoio à docência em química - Uberlândia - 2017. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlância, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20683 | - |
dc.description.abstract | This work presents methodologies of teaching suggested for a contextualization of the teaching of Chemistry with interdisciplinary character. It proposes the construction of a notebook of experimental activities with a contextualized approach through experiments and texts, with an intention to lead the schools and an approach to the Environmental theme, aimed at secondary and elementary school students. All the experiments and texts covered in the Notebook are taken from the academic articles of the journal “Química Nova na Escola”, with purpose of give support and stimulate teachers to discuss environmental problems, and also to enable students to learn Chemistry through contextualization. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Experimentation | pt_BR |
dc.subject | Contextualization | pt_BR |
dc.title | Suporte didático para educação ambiental: apoio à docência em química. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Hélder Eterno da | - |
dc.contributor.referee1 | Marques, Deividi Marcio | - |
dc.contributor.referee2 | Felício, Cínthia Maria | - |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta metodologias de ensino sugeridas para a contextualização do ensino de Química com caráter interdisciplinar. Propõe a construção de um caderno de atividades experimentais com abordagem contextualizada através de experimentos e textos, com a intenção de levar às escolas uma abordagem da temática Ambiental, voltada aos alunos do Ensino Médio e Fundamental. Todos os experimentos e textos abordados no Caderno são retirados dos Artigos Acadêmicos da Revista Química Nova na Escola, com a finalidade de dar suporte, estimular os professores a discutir problemas ambientais, e também possibilitando aos alunos aprender Química através da contextualização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.70 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SuporteDidaticoEducacao.pdf | Dissertação | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.