Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGontijo, Iris Afonsina-
dc.date.accessioned2018-02-16T18:43:00Z-
dc.date.available2018-02-16T18:43:00Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationGONTIJO, Iris Afonsina. Suporte didático para educação ambiental: apoio à docência em química - Uberlândia - 2017. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlância, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20683-
dc.description.abstractThis work presents methodologies of teaching suggested for a contextualization of the teaching of Chemistry with interdisciplinary character. It proposes the construction of a notebook of experimental activities with a contextualized approach through experiments and texts, with an intention to lead the schools and an approach to the Environmental theme, aimed at secondary and elementary school students. All the experiments and texts covered in the Notebook are taken from the academic articles of the journal “Química Nova na Escola”, with purpose of give support and stimulate teachers to discuss environmental problems, and also to enable students to learn Chemistry through contextualization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.titleSuporte didático para educação ambiental: apoio à docência em química.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.referee1Marques, Deividi Marcio-
dc.contributor.referee2Felício, Cínthia Maria-
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta metodologias de ensino sugeridas para a contextualização do ensino de Química com caráter interdisciplinar. Propõe a construção de um caderno de atividades experimentais com abordagem contextualizada através de experimentos e textos, com a intenção de levar às escolas uma abordagem da temática Ambiental, voltada aos alunos do Ensino Médio e Fundamental. Todos os experimentos e textos abordados no Caderno são retirados dos Artigos Acadêmicos da Revista Química Nova na Escola, com a finalidade de dar suporte, estimular os professores a discutir problemas ambientais, e também possibilitando aos alunos aprender Química através da contextualização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.70pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SuporteDidaticoEducacao.pdfDissertação2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.