Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555
Tipo do documento: Trabalho de evento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
Título(s) alternativo(s): The case study method applied in teaching of postgraduate courses of accounting sciences
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Lucena de
Leal, Edvalda Araujo
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as habilidades e competências proporcionadas pela aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A amostra conta com 180 discentes, representando 10 estados brasileiros. Para a análise dos dados utilizou-se a análise fatorial exploratória, foram identificados dois fatores que explicam 62,03% da variação total dos dados. Tais fatores foram caracterizados por Habilidades e Competências Adquiridas com o Método do Estudo de Caso e Requisitos para Aplicação do Método do Estudo Caso em Sala de Aula. Na opinião dos discentes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o método do estudo de caso contribui para seu aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como: a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a aptidão para refletir sobre situações reais, podendo os mesmos interligarem com a teoria estudada, o que auxiliará na análise crítica.
Abstract: The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis.
Palavras-chave: método de ensino
teaching method
estudo de caso
case study
ciências contábeis
accounting sciences
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555
ISSN: 2177-3866
Última página do volume: 17
Primeira página do volume: 1
Ano de Publicação: 9-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodoEstudoCaso.pdfTCC819.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.