Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555
Tipo de documento: | Trabalho de evento |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
Título (s) alternativo (s): | The case study method applied in teaching of postgraduate courses of accounting sciences |
Autor: | Oliveira, Rodrigo Lucena de Leal, Edvalda Araujo |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é investigar as habilidades e competências proporcionadas pela aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A amostra conta com 180 discentes, representando 10 estados brasileiros. Para a análise dos dados utilizou-se a análise fatorial exploratória, foram identificados dois fatores que explicam 62,03% da variação total dos dados. Tais fatores foram caracterizados por Habilidades e Competências Adquiridas com o Método do Estudo de Caso e Requisitos para Aplicação do Método do Estudo Caso em Sala de Aula. Na opinião dos discentes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o método do estudo de caso contribui para seu aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como: a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a aptidão para refletir sobre situações reais, podendo os mesmos interligarem com a teoria estudada, o que auxiliará na análise crítica. |
Abstract: | The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis. |
Palabras clave: | método de ensino teaching method estudo de caso case study ciências contábeis accounting sciences |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555 |
ISSN: | 2177-3866 |
Última página del volumen: | 17 |
Primeira página del volumen: | 1 |
Publication year: | 9-nov-2016 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MetodoEstudoCaso.pdf | TCC | 819.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.