Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança.
Autor(es): Mendes, Sebastião Divino
Primeiro orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo membro da banca: Leão, Diego Marcos Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer para um debate mais amplo e com capacidade de mudanças, a formação da criança, a partir do Ensino Fundamental com base nos Estágios Supervisionados realizados na Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo localizada no bairro Lagoinha. Durante as observações e regências; percebemos o bairro estigmatizado pelo senso comum, como “bairro violento e reduto de leprosos”. Buscando sempre um embasamento em fontes, como o Plano Político Pedagógico e o Histórico Escolar da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, interagindo sistematicamente com a comunidade escolar, seu entorno e sua comunidade local; assim como a análise de autores que ofereciam um norte teórico-metodológico, para a historicidade do cotidiano da criança, e a sua socialização política e consciência de pertencimento à comunidade enquanto sujeito histórico; a pesquisa enfatizou a importância do espaço, do ambiente e a atuação dos sujeitos envolvidos no processo de formação da criança. Foi possível desconstruir a visão dominante sobre a conjuntura elitizada que fragmenta a Educação no Brasil. A principal referência teórico-metodológica deste trabalho pauta nas reflexões do educador Paulo Freire; autor que a partir de suas pedagogias e vivências práticas, traz um manancial de referências, exaltando sempre a importância da afetividade e da austeridade na formação do cidadão caminhando em direção a uma consciência crítica para a construção do “Ser Mais”. Atentamos ainda, para a legislação vigente a partir da Constituição Brasileira e das Leis de Diretrizes e Bases (LDB); que resguardam os direitos legais do cidadão, entre eles a educação gratuita e de qualidade, que fortalecerá o elo mais frágil desta “corrente para a libertação”: a criança.
Palavras-chave: História e escola
Espaço e cidade
Formação da criança
Comunidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENDES, Sebastião Divino. Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscolaEntornoComunidade.pdfTCC851.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.