Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Sebastião Divino | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-31T11:17:09Z | - |
dc.date.available | 2018-01-31T11:17:09Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Sebastião Divino. Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História e escola | pt_BR |
dc.subject | Espaço e cidade | pt_BR |
dc.subject | Formação da criança | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Leão, Diego Marcos Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo trazer para um debate mais amplo e com capacidade de mudanças, a formação da criança, a partir do Ensino Fundamental com base nos Estágios Supervisionados realizados na Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo localizada no bairro Lagoinha. Durante as observações e regências; percebemos o bairro estigmatizado pelo senso comum, como “bairro violento e reduto de leprosos”. Buscando sempre um embasamento em fontes, como o Plano Político Pedagógico e o Histórico Escolar da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, interagindo sistematicamente com a comunidade escolar, seu entorno e sua comunidade local; assim como a análise de autores que ofereciam um norte teórico-metodológico, para a historicidade do cotidiano da criança, e a sua socialização política e consciência de pertencimento à comunidade enquanto sujeito histórico; a pesquisa enfatizou a importância do espaço, do ambiente e a atuação dos sujeitos envolvidos no processo de formação da criança. Foi possível desconstruir a visão dominante sobre a conjuntura elitizada que fragmenta a Educação no Brasil. A principal referência teórico-metodológica deste trabalho pauta nas reflexões do educador Paulo Freire; autor que a partir de suas pedagogias e vivências práticas, traz um manancial de referências, exaltando sempre a importância da afetividade e da austeridade na formação do cidadão caminhando em direção a uma consciência crítica para a construção do “Ser Mais”. Atentamos ainda, para a legislação vigente a partir da Constituição Brasileira e das Leis de Diretrizes e Bases (LDB); que resguardam os direitos legais do cidadão, entre eles a educação gratuita e de qualidade, que fortalecerá o elo mais frágil desta “corrente para a libertação”: a criança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EscolaEntornoComunidade.pdf | TCC | 851.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.