Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mendes, Sebastião Divino | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-31T11:17:09Z | - |
| dc.date.available | 2018-01-31T11:17:09Z | - |
| dc.date.issued | 2017 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Sebastião Divino. Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História e escola | pt_BR |
| dc.subject | Espaço e cidade | pt_BR |
| dc.subject | Formação da criança | pt_BR |
| dc.subject | Comunidade | pt_BR |
| dc.title | Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
| dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
| dc.contributor.referee2 | Leão, Diego Marcos Silva | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo trazer para um debate mais amplo e com capacidade de mudanças, a formação da criança, a partir do Ensino Fundamental com base nos Estágios Supervisionados realizados na Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo localizada no bairro Lagoinha. Durante as observações e regências; percebemos o bairro estigmatizado pelo senso comum, como “bairro violento e reduto de leprosos”. Buscando sempre um embasamento em fontes, como o Plano Político Pedagógico e o Histórico Escolar da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, interagindo sistematicamente com a comunidade escolar, seu entorno e sua comunidade local; assim como a análise de autores que ofereciam um norte teórico-metodológico, para a historicidade do cotidiano da criança, e a sua socialização política e consciência de pertencimento à comunidade enquanto sujeito histórico; a pesquisa enfatizou a importância do espaço, do ambiente e a atuação dos sujeitos envolvidos no processo de formação da criança. Foi possível desconstruir a visão dominante sobre a conjuntura elitizada que fragmenta a Educação no Brasil. A principal referência teórico-metodológica deste trabalho pauta nas reflexões do educador Paulo Freire; autor que a partir de suas pedagogias e vivências práticas, traz um manancial de referências, exaltando sempre a importância da afetividade e da austeridade na formação do cidadão caminhando em direção a uma consciência crítica para a construção do “Ser Mais”. Atentamos ainda, para a legislação vigente a partir da Constituição Brasileira e das Leis de Diretrizes e Bases (LDB); que resguardam os direitos legais do cidadão, entre eles a educação gratuita e de qualidade, que fortalecerá o elo mais frágil desta “corrente para a libertação”: a criança. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EscolaEntornoComunidade.pdf | TCC | 851.7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
