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dc.creatorMendes, Sebastião Divino-
dc.date.accessioned2018-01-31T11:17:09Z-
dc.date.available2018-01-31T11:17:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMENDES, Sebastião Divino. Uma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20511-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e escolapt_BR
dc.subjectEspaço e cidadept_BR
dc.subjectFormação da criançapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleUma escola, seu entorno e sua comunidade: o espaço, o ambiente, os sujeitos e a conjuntura na formação da criança.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee2Leão, Diego Marcos Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo trazer para um debate mais amplo e com capacidade de mudanças, a formação da criança, a partir do Ensino Fundamental com base nos Estágios Supervisionados realizados na Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo localizada no bairro Lagoinha. Durante as observações e regências; percebemos o bairro estigmatizado pelo senso comum, como “bairro violento e reduto de leprosos”. Buscando sempre um embasamento em fontes, como o Plano Político Pedagógico e o Histórico Escolar da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, interagindo sistematicamente com a comunidade escolar, seu entorno e sua comunidade local; assim como a análise de autores que ofereciam um norte teórico-metodológico, para a historicidade do cotidiano da criança, e a sua socialização política e consciência de pertencimento à comunidade enquanto sujeito histórico; a pesquisa enfatizou a importância do espaço, do ambiente e a atuação dos sujeitos envolvidos no processo de formação da criança. Foi possível desconstruir a visão dominante sobre a conjuntura elitizada que fragmenta a Educação no Brasil. A principal referência teórico-metodológica deste trabalho pauta nas reflexões do educador Paulo Freire; autor que a partir de suas pedagogias e vivências práticas, traz um manancial de referências, exaltando sempre a importância da afetividade e da austeridade na formação do cidadão caminhando em direção a uma consciência crítica para a construção do “Ser Mais”. Atentamos ainda, para a legislação vigente a partir da Constituição Brasileira e das Leis de Diretrizes e Bases (LDB); que resguardam os direitos legais do cidadão, entre eles a educação gratuita e de qualidade, que fortalecerá o elo mais frágil desta “corrente para a libertação”: a criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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