Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20479
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Malandragem em questão: reflexões sobre a “Ópera do Malandro” de Chico Buarque |
Autor: | Santos, Cláudia Regina |
Primer orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Resumen: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo aprofundar a temática da malandragem a partir de um texto teatral do escritor e compositor Chico Buarque chamada Ópera do Malandro. Através da análise de obras de Luis Werneck Vianna, John Gay, Bertolt Brecht, que influenciaram o autor na composição da peça, procura-se refletir sobre o processo denominado modernização autoritária. A monografia é composta por três capítulos. O primeiro discute a estrutura dramática associando-a à temática da malandragem e do autoritarismo modernizante, por meio da análise das situações vivenciadas pelas personagens, bem como pelo estudo das letras das músicas presentes na peça, que possuem uma função dramática de suma importância. O segundo capítulo debate sobre o final do Estado Novo, inspirado nas reflexões de Luis Werneck Vianna, que serviu de referência para o autor da obra. Ao situar o enredo, resgata sua historicidade ao lado do perfil das personagens. Partindo do pressuposto que uma obra de arte suscita questões vinculadas, antes de tudo, ao próprio tempo em que está sendo criada este capítulo enfoca a época em que Chico Buarque a escreve (final dos anos 70), quando o país vivia o impasse institucional da Ditadura Militar. O último capítulo atenta para o que vem a ser o chamado “modo malandro de ser”. Sem perder de vista o caráter histórico da obra, se apoia na trajetória de Max Overseas, de maneira a compreender como este malandro se torna “moderno” face às mudanças políticas e econômicas. A transfiguração que a personagem sofre ao longo da trama permite tecer considerações sobre a crítica traçada pelo autor, quando este demonstra a peculiaridade da malandragem institucionalizada, referente não mais ao malandro boêmio ou avesso ao “batente”, mas ao de “colarinho branco” e gravata no pescoço, que possui o amparo da lei na realização de suas contravenções. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palabras clave: | Malandragem Chico Buarque Ópera do Malandro História e Teatro |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Cláudia Regina. Malandragem em questão: reflexões sobre a “Ópera do Malandro” de Chico Buarque. 1998. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20479 |
Fecha de defensa: | 1998 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MalandragemQuestaoReflexoes.pdf | TCC | 6.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.