Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Cláudia Regina-
dc.date.accessioned2018-01-30T16:23:10Z-
dc.date.available2018-01-30T16:23:10Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationSANTOS, Cláudia Regina. Malandragem em questão: reflexões sobre a “Ópera do Malandro” de Chico Buarque. 1998. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20479-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMalandragempt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subjectÓpera do Malandropt_BR
dc.subjectHistória e Teatropt_BR
dc.titleMalandragem em questão: reflexões sobre a “Ópera do Malandro” de Chico Buarquept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo aprofundar a temática da malandragem a partir de um texto teatral do escritor e compositor Chico Buarque chamada Ópera do Malandro. Através da análise de obras de Luis Werneck Vianna, John Gay, Bertolt Brecht, que influenciaram o autor na composição da peça, procura-se refletir sobre o processo denominado modernização autoritária. A monografia é composta por três capítulos. O primeiro discute a estrutura dramática associando-a à temática da malandragem e do autoritarismo modernizante, por meio da análise das situações vivenciadas pelas personagens, bem como pelo estudo das letras das músicas presentes na peça, que possuem uma função dramática de suma importância. O segundo capítulo debate sobre o final do Estado Novo, inspirado nas reflexões de Luis Werneck Vianna, que serviu de referência para o autor da obra. Ao situar o enredo, resgata sua historicidade ao lado do perfil das personagens. Partindo do pressuposto que uma obra de arte suscita questões vinculadas, antes de tudo, ao próprio tempo em que está sendo criada este capítulo enfoca a época em que Chico Buarque a escreve (final dos anos 70), quando o país vivia o impasse institucional da Ditadura Militar. O último capítulo atenta para o que vem a ser o chamado “modo malandro de ser”. Sem perder de vista o caráter histórico da obra, se apoia na trajetória de Max Overseas, de maneira a compreender como este malandro se torna “moderno” face às mudanças políticas e econômicas. A transfiguração que a personagem sofre ao longo da trama permite tecer considerações sobre a crítica traçada pelo autor, quando este demonstra a peculiaridade da malandragem institucionalizada, referente não mais ao malandro boêmio ou avesso ao “batente”, mas ao de “colarinho branco” e gravata no pescoço, que possui o amparo da lei na realização de suas contravenções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MalandragemQuestaoReflexoes.pdfTCC6.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.