Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20471
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A formação do professor de História. Uberlândia (1990-1998) |
Autor: | Lima, Luciene Ivone de |
Primer orientador: | Lopreato, Christina da Silva Roquette |
Resumen: | Este trabalho busca caracterizar a relação entre concepções metodológicas estudadas na Universidade e a realidade da prática pedagógica, pensando que tipo de professor a universidade está formando para o ensino de 1° e 2° graus. Através da análise de entrevistas com professores do ensino médio, investigou-se suas práticas pedagógicas, suas concepções de História e suas perspectivas e expectativas quanto à educação. O texto monográfico é composto por três capítulos. O primeiro aborda a questão do que é ser professor e relata as concepções que os “novos” professores têm de si mesmos. O segundo capítulo discute o papel que a universidade tem na formação dos profissionais da educação básica. Analisam-se as dificuldades que os discentes enfrentam na academia, a ligação entre a universidade e o ensino de 1° e 2° graus, a burocratização e a falta de estímulo. O último capítulo trabalha com a questão da perspectiva dos profissionais, tentando discutir como os professores recém-formados lidam com os desafios que surgem no início de suas carreiras. Também são analisados alguns anseios frente ao ensino e à educação brasileiros evidenciados na fala dos entrevistados. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palabras clave: | Formação de professores de História Curso de Licenciatura Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia 1990-1998 |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LIMA, Luciene Ivone de. A formação do professor de História. Uberlândia (1990-1998). 1998. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20471 |
Fecha de defensa: | 1998 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormacaoProfessorHistoria (2).pdf | TCC | 7.18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.