Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20447
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação inclusiva em Uberlândia-MG: experiências de monitoria na ESEBA (2014/2015)
Autor(es): Carvalho, Murilo Andrade de
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luciana Charão de
Segundo membro da banca: Ponciano, Roberta Rodrigues
Resumo: A presente monografia tem como objetivo afirmar como é possível levar conhecimento para todas as pessoas, independente de suas necessidades. Descrevo em três capítulos como foi a minha experiência na Educação Especial desde Fevereiro de 2014, na Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), trabalhando como monitor, auxiliando o aluno Edson Ferreira Magota no 2º Ano da Educação Infantil e 1º Ano da Alfabetização Inicial, o que aprendi ao longo do curso de licenciatura e bacharelado em História na UFU e com diálogos com diversos colegas de trabalho e estudo, além de utilizar anotações, vídeos e imagens como material de apoio. Observamos como a Educação Especial começou a ganhar notoriedade ao longo dos anos no ambiente escolar. A importância da lei de inclusão que surgiu para reafirmar o direito à educação de todos os alunos portadores de necessidades especiais, e como a sociedade está começando enxergar o assunto de uma maneira cada vez mais acolhedora e humana. A prova de que crianças com necessidades especiais possam ter acesso ao conhecimento de várias áreas no ensino regular é um fato histórico no sistema escolar, do qual se encontra um pouco mais próximo do que nós educadores almejamos, mesmo tendo consciência de que essa realidade encontrada na ESEBA está longe de existir para muitas outras escolas brasileiras, do qual muitas crianças portadoras de necessidades especiais não recebem o mesmo apoio que deveriam ter.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação especial
Síndrome de Down
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Murilo Andrade de. Educação inclusiva em Uberlândia-MG: experiências de monitoria na ESEBA (2014/2015). 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20447
Data de defesa: 2015
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoInclusivaUberlandia.pdfTCC501.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.