Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Murilo Andrade de-
dc.date.accessioned2018-01-30T11:37:00Z-
dc.date.available2018-01-30T11:37:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCARVALHO, Murilo Andrade de. Educação inclusiva em Uberlândia-MG: experiências de monitoria na ESEBA (2014/2015). 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20447-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleEducação inclusiva em Uberlândia-MG: experiências de monitoria na ESEBA (2014/2015)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Oliveira, Luciana Charão de-
dc.contributor.referee2Ponciano, Roberta Rodrigues-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo afirmar como é possível levar conhecimento para todas as pessoas, independente de suas necessidades. Descrevo em três capítulos como foi a minha experiência na Educação Especial desde Fevereiro de 2014, na Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), trabalhando como monitor, auxiliando o aluno Edson Ferreira Magota no 2º Ano da Educação Infantil e 1º Ano da Alfabetização Inicial, o que aprendi ao longo do curso de licenciatura e bacharelado em História na UFU e com diálogos com diversos colegas de trabalho e estudo, além de utilizar anotações, vídeos e imagens como material de apoio. Observamos como a Educação Especial começou a ganhar notoriedade ao longo dos anos no ambiente escolar. A importância da lei de inclusão que surgiu para reafirmar o direito à educação de todos os alunos portadores de necessidades especiais, e como a sociedade está começando enxergar o assunto de uma maneira cada vez mais acolhedora e humana. A prova de que crianças com necessidades especiais possam ter acesso ao conhecimento de várias áreas no ensino regular é um fato histórico no sistema escolar, do qual se encontra um pouco mais próximo do que nós educadores almejamos, mesmo tendo consciência de que essa realidade encontrada na ESEBA está longe de existir para muitas outras escolas brasileiras, do qual muitas crianças portadoras de necessidades especiais não recebem o mesmo apoio que deveriam ter.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoInclusivaUberlandia.pdfTCC501.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.