Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20447
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação inclusiva em Uberlândia-MG: experiências de monitoria na ESEBA (2014/2015)
Autor: Carvalho, Murilo Andrade de
Primer orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primer miembro de la banca: Oliveira, Luciana Charão de
Segundo miembro de la banca: Ponciano, Roberta Rodrigues
Resumen: A presente monografia tem como objetivo afirmar como é possível levar conhecimento para todas as pessoas, independente de suas necessidades. Descrevo em três capítulos como foi a minha experiência na Educação Especial desde Fevereiro de 2014, na Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), trabalhando como monitor, auxiliando o aluno Edson Ferreira Magota no 2º Ano da Educação Infantil e 1º Ano da Alfabetização Inicial, o que aprendi ao longo do curso de licenciatura e bacharelado em História na UFU e com diálogos com diversos colegas de trabalho e estudo, além de utilizar anotações, vídeos e imagens como material de apoio. Observamos como a Educação Especial começou a ganhar notoriedade ao longo dos anos no ambiente escolar. A importância da lei de inclusão que surgiu para reafirmar o direito à educação de todos os alunos portadores de necessidades especiais, e como a sociedade está começando enxergar o assunto de uma maneira cada vez mais acolhedora e humana. A prova de que crianças com necessidades especiais possam ter acesso ao conhecimento de várias áreas no ensino regular é um fato histórico no sistema escolar, do qual se encontra um pouco mais próximo do que nós educadores almejamos, mesmo tendo consciência de que essa realidade encontrada na ESEBA está longe de existir para muitas outras escolas brasileiras, do qual muitas crianças portadoras de necessidades especiais não recebem o mesmo apoio que deveriam ter.
Palabras clave: Inclusão escolar
Educação especial
Síndrome de Down
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Murilo Andrade de. Educação inclusiva em Uberlândia-MG: experiências de monitoria na ESEBA (2014/2015). 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20447
Fecha de defensa: 2015
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducacaoInclusivaUberlandia.pdfTCC501.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.