Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20440
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Intertextos e carnavalização na obra de Pedro Almodóvar |
Autor: | Xavier, André Luiz |
Primer orientador: | Ramos, Alcides Freire |
Primer miembro de la banca: | Ramos, Rosangela Patriota |
Segundo miembro de la banca: | Ribeiro, Juscelino Batista |
Resumen: | Este trabalho monográfico pretende, além de refletir acerca das categorias do diálogo, dos intertextos e da carnavalização, discutir o incômodo causado no meio social, especialmente no meio do Cinema, pela originalidade de Pedro Almodóvar - capaz de suplantar vanguardas. Um cinema que, de tão original e criativo, emerge quase que do nada, com recursos escassos e próprios, ou com a ajuda de amigos, fazendo-nos compará-lo a gênios como Luís Buñuel. As fontes analisadas nesta monografia foram filmes de Almodóvar, estudos de outros pesquisadores sobre sua obra, informações em sites da internet e especiais de televisão sobre o diretor. O texto monográfico se divide em três capítulos. No primeiro são apresentados alguns antecedentes históricos importantes para a compreensão da cultura espanhola, fazendo-se necessário uma breve apreciação da influência católica, dos anos da ditadura franquista, sua repressão e censura, e da construção do sentimento de intolerância nesta sociedade, remanescendo até os dias atuais. Também realiza discussões sobre produções artísticas de contestação à ordem franquista, em especial, a produção cinematográfica do período e a do período posterior ao fim do regime. A partir do segundo capítulo, as discussões já tratam especificamente do objeto de estudo do autor que é Pedro Almodóvar e sua produção cinematográfica. São analisados os conceitos de dialogismo e intertextualidade na cultura espanhola com autores de vários gêneros artístico-literários, mas em especial com os da área de cinema, espanhóis e estrangeiros; sendo os intertextos de uma ordem tamanha que se faz impossível esmiuçá-los todos para o trabalho da proporção de uma monografia. No último capítulo é explorados os conceitos de carnavalização, principalmente nos primeiros filmes do diretor, e os elementos paródicos que perpassam suas produções posteriores até o seu “amadurecimento”. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palabras clave: | Pedro Almodóvar Intertexto Carnavalização Cinema Espanha 1980-hoje |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | XAVIER, André Luiz. Intertextos e carnavalização na obra de Pedro Almodóvar. 2002. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20440 |
Fecha de defensa: | 2002 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IntertextosCarnavalizacaoObra.pdf | TCC | 5.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.