Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20440
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Xavier, André Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T11:32:52Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30T11:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, André Luiz. Intertextos e carnavalização na obra de Pedro Almodóvar. 2002. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20440 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedro Almodóvar | pt_BR |
dc.subject | Intertexto | pt_BR |
dc.subject | Carnavalização | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Espanha | pt_BR |
dc.subject | 1980-hoje | pt_BR |
dc.title | Intertextos e carnavalização na obra de Pedro Almodóvar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Juscelino Batista | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico pretende, além de refletir acerca das categorias do diálogo, dos intertextos e da carnavalização, discutir o incômodo causado no meio social, especialmente no meio do Cinema, pela originalidade de Pedro Almodóvar - capaz de suplantar vanguardas. Um cinema que, de tão original e criativo, emerge quase que do nada, com recursos escassos e próprios, ou com a ajuda de amigos, fazendo-nos compará-lo a gênios como Luís Buñuel. As fontes analisadas nesta monografia foram filmes de Almodóvar, estudos de outros pesquisadores sobre sua obra, informações em sites da internet e especiais de televisão sobre o diretor. O texto monográfico se divide em três capítulos. No primeiro são apresentados alguns antecedentes históricos importantes para a compreensão da cultura espanhola, fazendo-se necessário uma breve apreciação da influência católica, dos anos da ditadura franquista, sua repressão e censura, e da construção do sentimento de intolerância nesta sociedade, remanescendo até os dias atuais. Também realiza discussões sobre produções artísticas de contestação à ordem franquista, em especial, a produção cinematográfica do período e a do período posterior ao fim do regime. A partir do segundo capítulo, as discussões já tratam especificamente do objeto de estudo do autor que é Pedro Almodóvar e sua produção cinematográfica. São analisados os conceitos de dialogismo e intertextualidade na cultura espanhola com autores de vários gêneros artístico-literários, mas em especial com os da área de cinema, espanhóis e estrangeiros; sendo os intertextos de uma ordem tamanha que se faz impossível esmiuçá-los todos para o trabalho da proporção de uma monografia. No último capítulo é explorados os conceitos de carnavalização, principalmente nos primeiros filmes do diretor, e os elementos paródicos que perpassam suas produções posteriores até o seu “amadurecimento”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IntertextosCarnavalizacaoObra.pdf | TCC | 5.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.