Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20440
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Intertextos e carnavalização na obra de Pedro Almodóvar
Author: Xavier, André Luiz
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Ramos, Rosangela Patriota
Second member of the Committee: Ribeiro, Juscelino Batista
Summary: Este trabalho monográfico pretende, além de refletir acerca das categorias do diálogo, dos intertextos e da carnavalização, discutir o incômodo causado no meio social, especialmente no meio do Cinema, pela originalidade de Pedro Almodóvar - capaz de suplantar vanguardas. Um cinema que, de tão original e criativo, emerge quase que do nada, com recursos escassos e próprios, ou com a ajuda de amigos, fazendo-nos compará-lo a gênios como Luís Buñuel. As fontes analisadas nesta monografia foram filmes de Almodóvar, estudos de outros pesquisadores sobre sua obra, informações em sites da internet e especiais de televisão sobre o diretor. O texto monográfico se divide em três capítulos. No primeiro são apresentados alguns antecedentes históricos importantes para a compreensão da cultura espanhola, fazendo-se necessário uma breve apreciação da influência católica, dos anos da ditadura franquista, sua repressão e censura, e da construção do sentimento de intolerância nesta sociedade, remanescendo até os dias atuais. Também realiza discussões sobre produções artísticas de contestação à ordem franquista, em especial, a produção cinematográfica do período e a do período posterior ao fim do regime. A partir do segundo capítulo, as discussões já tratam especificamente do objeto de estudo do autor que é Pedro Almodóvar e sua produção cinematográfica. São analisados os conceitos de dialogismo e intertextualidade na cultura espanhola com autores de vários gêneros artístico-literários, mas em especial com os da área de cinema, espanhóis e estrangeiros; sendo os intertextos de uma ordem tamanha que se faz impossível esmiuçá-los todos para o trabalho da proporção de uma monografia. No último capítulo é explorados os conceitos de carnavalização, principalmente nos primeiros filmes do diretor, e os elementos paródicos que perpassam suas produções posteriores até o seu “amadurecimento”.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Pedro Almodóvar
Intertexto
Carnavalização
Cinema
Espanha
1980-hoje
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: XAVIER, André Luiz. Intertextos e carnavalização na obra de Pedro Almodóvar. 2002. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20440
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntertextosCarnavalizacaoObra.pdfTCC5.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.