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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Políticas educacionais e a realidade em sala de aula |
Autor(es): | Franco, Valdiane Maria de Lima |
Primeiro orientador: | Simonini, Gizelda Costa da Silva |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Maria de Fátima Ramos de |
Segundo membro da banca: | Silva, Maria Vieira |
Resumo: | O objetivo desta monografia é analisar as leis que permeiam a educação, dentre elas a de nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Esta fez importantes mudanças na vida escolar das instituições públicas de ensino. A partir desta análise se investiga como as escolas receberam tal lei e se organizaram para cumpri-la. A autora realizou sua pesquisa em duas escolas, uma municipal e outra estadual, onde investigou todo o processo de adequação à nova lei, as condições de trabalho, infraestrutura e como as verbas recebidas do governo eram aplicadas. Além de procurar compreender como a população participava do projeto pedagógico e administrativo escolar. Os documentos analisados para a consolidação da pesquisa foram gráficos, atas, pautas de reuniões, diários, caixas escolares, além de entrevistas orais. Também foram analisados os programas elaborados pelo Ministério da Educação e a legislação. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro aborda a questão das leis anteriores à LDB de 1996; como estava o ensino, as dificuldades e as incoerências de tais leis. O segundo capítulo traz as mudanças na educação bem como a situação das escolas e os depoimentos dos professores. O último capítulo comenta sobre a realidade encontrada nas escolas e sugere algumas atitudes que possam vir a melhorar a educação. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palavras-chave: | Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Educação pública Escolas Uberlândia 1996-2001 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FRANCO, Valdiane Maria de Lima. Políticas educacionais e a realidade em sala de aula. 2001. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418 |
Data de defesa: | 2001 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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