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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Políticas educacionais e a realidade em sala de aula
Autor(es): Franco, Valdiane Maria de Lima
Primeiro orientador: Simonini, Gizelda Costa da Silva
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Silva, Maria Vieira
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar as leis que permeiam a educação, dentre elas a de nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Esta fez importantes mudanças na vida escolar das instituições públicas de ensino. A partir desta análise se investiga como as escolas receberam tal lei e se organizaram para cumpri-la. A autora realizou sua pesquisa em duas escolas, uma municipal e outra estadual, onde investigou todo o processo de adequação à nova lei, as condições de trabalho, infraestrutura e como as verbas recebidas do governo eram aplicadas. Além de procurar compreender como a população participava do projeto pedagógico e administrativo escolar. Os documentos analisados para a consolidação da pesquisa foram gráficos, atas, pautas de reuniões, diários, caixas escolares, além de entrevistas orais. Também foram analisados os programas elaborados pelo Ministério da Educação e a legislação. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro aborda a questão das leis anteriores à LDB de 1996; como estava o ensino, as dificuldades e as incoerências de tais leis. O segundo capítulo traz as mudanças na educação bem como a situação das escolas e os depoimentos dos professores. O último capítulo comenta sobre a realidade encontrada nas escolas e sugere algumas atitudes que possam vir a melhorar a educação.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
Educação pública
Escolas
Uberlândia
1996-2001
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FRANCO, Valdiane Maria de Lima. Políticas educacionais e a realidade em sala de aula. 2001. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418
Data de defesa: 2001
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