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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Franco, Valdiane Maria de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T19:23:07Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T19:23:07Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | FRANCO, Valdiane Maria de Lima. Políticas educacionais e a realidade em sala de aula. 2001. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | 1996-2001 | pt_BR |
dc.title | Políticas educacionais e a realidade em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Vieira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é analisar as leis que permeiam a educação, dentre elas a de nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Esta fez importantes mudanças na vida escolar das instituições públicas de ensino. A partir desta análise se investiga como as escolas receberam tal lei e se organizaram para cumpri-la. A autora realizou sua pesquisa em duas escolas, uma municipal e outra estadual, onde investigou todo o processo de adequação à nova lei, as condições de trabalho, infraestrutura e como as verbas recebidas do governo eram aplicadas. Além de procurar compreender como a população participava do projeto pedagógico e administrativo escolar. Os documentos analisados para a consolidação da pesquisa foram gráficos, atas, pautas de reuniões, diários, caixas escolares, além de entrevistas orais. Também foram analisados os programas elaborados pelo Ministério da Educação e a legislação. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro aborda a questão das leis anteriores à LDB de 1996; como estava o ensino, as dificuldades e as incoerências de tais leis. O segundo capítulo traz as mudanças na educação bem como a situação das escolas e os depoimentos dos professores. O último capítulo comenta sobre a realidade encontrada nas escolas e sugere algumas atitudes que possam vir a melhorar a educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 112 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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