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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFranco, Valdiane Maria de Lima-
dc.date.accessioned2018-01-29T19:23:07Z-
dc.date.available2018-01-29T19:23:07Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationFRANCO, Valdiane Maria de Lima. Políticas educacionais e a realidade em sala de aula. 2001. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)pt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subject1996-2001pt_BR
dc.titlePolíticas educacionais e a realidade em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.contributor.referee1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Vieira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é analisar as leis que permeiam a educação, dentre elas a de nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Esta fez importantes mudanças na vida escolar das instituições públicas de ensino. A partir desta análise se investiga como as escolas receberam tal lei e se organizaram para cumpri-la. A autora realizou sua pesquisa em duas escolas, uma municipal e outra estadual, onde investigou todo o processo de adequação à nova lei, as condições de trabalho, infraestrutura e como as verbas recebidas do governo eram aplicadas. Além de procurar compreender como a população participava do projeto pedagógico e administrativo escolar. Os documentos analisados para a consolidação da pesquisa foram gráficos, atas, pautas de reuniões, diários, caixas escolares, além de entrevistas orais. Também foram analisados os programas elaborados pelo Ministério da Educação e a legislação. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro aborda a questão das leis anteriores à LDB de 1996; como estava o ensino, as dificuldades e as incoerências de tais leis. O segundo capítulo traz as mudanças na educação bem como a situação das escolas e os depoimentos dos professores. O último capítulo comenta sobre a realidade encontrada nas escolas e sugere algumas atitudes que possam vir a melhorar a educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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