Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Políticas educacionais e a realidade em sala de aula |
Author: | Franco, Valdiane Maria de Lima |
First Advisor: | Simonini, Gizelda Costa da Silva |
First member of the Committee: | Almeida, Maria de Fátima Ramos de |
Second member of the Committee: | Silva, Maria Vieira |
Summary: | O objetivo desta monografia é analisar as leis que permeiam a educação, dentre elas a de nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Esta fez importantes mudanças na vida escolar das instituições públicas de ensino. A partir desta análise se investiga como as escolas receberam tal lei e se organizaram para cumpri-la. A autora realizou sua pesquisa em duas escolas, uma municipal e outra estadual, onde investigou todo o processo de adequação à nova lei, as condições de trabalho, infraestrutura e como as verbas recebidas do governo eram aplicadas. Além de procurar compreender como a população participava do projeto pedagógico e administrativo escolar. Os documentos analisados para a consolidação da pesquisa foram gráficos, atas, pautas de reuniões, diários, caixas escolares, além de entrevistas orais. Também foram analisados os programas elaborados pelo Ministério da Educação e a legislação. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro aborda a questão das leis anteriores à LDB de 1996; como estava o ensino, as dificuldades e as incoerências de tais leis. O segundo capítulo traz as mudanças na educação bem como a situação das escolas e os depoimentos dos professores. O último capítulo comenta sobre a realidade encontrada nas escolas e sugere algumas atitudes que possam vir a melhorar a educação. |
Notes: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/ DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Keywords: | Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Educação pública Escolas Uberlândia 1996-2001 |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | FRANCO, Valdiane Maria de Lima. Políticas educacionais e a realidade em sala de aula. 2001. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20418 |
Date of defense: | 2001 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PoliticasEducacionaisRealidade.pdf | 16.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.