Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20379
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Arte-educação: práticas de intervenção urbana |
Autor(es): | Máximo Filho, Wilson Teixeira |
Primeiro orientador: | Melo, Roberta Maira de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
Resumo: | A presente pesquisa propõe a intervenção artística não somente como uma ferramenta de ensino, mas também como formadora de opinião e senso crítico, gerando como consequência, a atuação do aluno no espaço, de modo que ele consiga modifica-lo a partir do contexto urbano e sua realidade atual e social. Propõe também um meio de despersonalizar o modelo tradicional de ensino artístico ainda existente dentro de algumas das instituições de ensino e mostrar aos alunos o significado da intervenção dentro do campo da arte, utilizando como referência artistas que desenvolveram ou desenvolvem essa prática dentro do espaço urbano. Buscou-se responder: como trabalhar a intervenção artística no contexto escolar levando em consideração a atual realidade das escolas? A pesquisa em questão, evidenciará como o autor buscou alcançar seus objetivos e responder suas próprias perguntas através da inserção da arte como intervenção e parte do contexto escolar dos seus próprios alunos de duas turmas do 9° ano do ensino básico. |
Abstract: | The present research proposes the artistic intervention not only as a teaching tool, but also as a form of opinion and critical sense, generating as a consequence, the student's performance in the space, so that he can modify it from the urban context and its current and social reality. It also proposes a means of depersonalizing the traditional model of artistic education still existing within some of the educational institutions and showing the students the meaning of the intervention within the field of art, using as a reference artists who developed or developed this practice within the urban space. It was tried to answer: how to work the artistic intervention in the school context taking into account the current reality of the schools? The research in question will show how the author sought to reach his goals and answer his own questions through the insertion of art as an intervention and part of the school context of his own students of two classes of the 9th grade of basic education. |
Palavras-chave: | Educação;Intervenção artística;Senso crítico |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MAXIMO FILHO, Wilson Teixeira. Arte-educação: práticas de intervenção urbana. 2017. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20379 |
Data de defesa: | 22-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArteEducacaoPraticas.pdf | TCC | 25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.