Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMáximo Filho, Wilson Teixeira-
dc.date.accessioned2018-01-25T17:38:21Z-
dc.date.available2018-01-25T17:38:21Z-
dc.date.issued2017-12-22-
dc.identifier.citationMAXIMO FILHO, Wilson Teixeira. Arte-educação: práticas de intervenção urbana. 2017. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20379-
dc.description.abstractThe present research proposes the artistic intervention not only as a teaching tool, but also as a form of opinion and critical sense, generating as a consequence, the student's performance in the space, so that he can modify it from the urban context and its current and social reality. It also proposes a means of depersonalizing the traditional model of artistic education still existing within some of the educational institutions and showing the students the meaning of the intervention within the field of art, using as a reference artists who developed or developed this practice within the urban space. It was tried to answer: how to work the artistic intervention in the school context taking into account the current reality of the schools? The research in question will show how the author sought to reach his goals and answer his own questions through the insertion of art as an intervention and part of the school context of his own students of two classes of the 9th grade of basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação;Intervenção artística;Senso críticopt_BR
dc.titleArte-educação: práticas de intervenção urbanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe a intervenção artística não somente como uma ferramenta de ensino, mas também como formadora de opinião e senso crítico, gerando como consequência, a atuação do aluno no espaço, de modo que ele consiga modifica-lo a partir do contexto urbano e sua realidade atual e social. Propõe também um meio de despersonalizar o modelo tradicional de ensino artístico ainda existente dentro de algumas das instituições de ensino e mostrar aos alunos o significado da intervenção dentro do campo da arte, utilizando como referência artistas que desenvolveram ou desenvolvem essa prática dentro do espaço urbano. Buscou-se responder: como trabalhar a intervenção artística no contexto escolar levando em consideração a atual realidade das escolas? A pesquisa em questão, evidenciará como o autor buscou alcançar seus objetivos e responder suas próprias perguntas através da inserção da arte como intervenção e parte do contexto escolar dos seus próprios alunos de duas turmas do 9° ano do ensino básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArteEducacaoPraticas.pdfTCC25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.