Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20298
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9890-1736
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estratégias de Design orientada às Marcenarias de Uberlândia: O caso Projeto & Art
Título (s) alternativo (s): Design Strategies oriented to the Joinery of Uberlândia: The case Projeto & Art
Estratégias de Design para valorização da Marca: O caso Projeto & Art
Design Strategies for Brand Appreciation: The Case Projeto & Art
Autor: Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro
Primer orientador: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Primer coorientador: Castro, Isabel Lopes
Primer miembro de la banca: Lemos, Sabrina Maia
Segundo miembro de la banca: Pereira, Juliano Aparecido
Tercer miembro de la banca: Silva, Wagner Luís da
Resumen: Em Uberlândia/MG, município da região do Triângulo Mineiro, o setor moveleiro atuante na produção de móveis sob medida enfrenta há alguns anos vários problemas em sua organização e gestão que acarretam em impactos ambientais, principalmente no que diz respeito ao desperdício de material decorrente, muitas vezes da falta de planejamento no corte ou mesmo pelas especificidades dos projetos sob medida. Esse trabalho visa mostrar como as atitudes de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), guiadas pelo design e introduzidas no cerne de marcenarias, podem auxiliar em todas suas atividades e competências, transmitindo um valor à marca aumentando seu poder de concorrência. A RSC trata-se de um conceito de contrato político entre a empresa e a sociedade, no qual vários grupos e pessoas, o meio ambiente e ainda o lucro da empresa são levados em consideração, tendo como pontos principais o bem-estar social e a justiça (BARBIERE, CAJAZEIRA, 2012). A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e inclui a revisão de literatura bibliográfica e documental, análise do contexto e fase projetual. O objeto de estudo é Projeto & Art Marcenaria, escolhida como empresa para parceira, de modo que parâmetros reais fossem considerados. Na construção da fundamentação teórica, foram realizadas leituras sobre o panorama do setor moveleiro no Brasil e em Uberlândia e pesquisa sobre os conceitos de Design Estratégico, Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação do Valor da Marca e do papel do designer nesse contexto, além de estudo de caso de marcas que transmitem uma imagem sustentável. O objetivo do trabalho foi analisar o valor da marcenaria de forma que a sua associação à uma imagem de empresa sustentável contribuísse para a sua comunicação e organização. Como resultados, o trabalho apresenta algumas discussões sobre o importante papel do Design e a sua contribuição tangível, em forma de uma nova marca, com as peças gráficas correspondentes tais como papelaria, comunicação do site e demais suportes de comunicação.
Palabras clave: Responsabilidade Social Corporativa
Marcenarias
Sustentabilidade
Valor de Marca
Design Gráfico
Identidade Visual
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RESENDE, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro Resende. Estratégias de Design orientada às Marcenarias de Uberlândia-MG. 2017. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20298
Fecha de defensa: 14-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstratégiasDesignOrientada.pdf13.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.