Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-01-18T18:35:45Z-
dc.date.available2018-01-18T18:35:45Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationRESENDE, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro Resende. Estratégias de Design orientada às Marcenarias de Uberlândia-MG. 2017. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20298-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativapt_BR
dc.subjectMarcenariaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectValor de Marcapt_BR
dc.subjectDesign Gráficopt_BR
dc.subjectIdentidade Visualpt_BR
dc.titleEstratégias de Design orientada às Marcenarias de Uberlândia: O caso Projeto & Artpt_BR
dc.title.alternativeDesign Strategies oriented to the Joinery of Uberlândia: The case Projeto & Artpt_BR
dc.title.alternativeEstratégias de Design para valorização da Marca: O caso Projeto & Artpt_BR
dc.title.alternativeDesign Strategies for Brand Appreciation: The Case Projeto & Artpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castro, Isabel Lopes-
dc.contributor.advisor1Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5937226037536217pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Sabrina Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0622285904114480pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Juliano Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4158398070137110pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Wagner Luís da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3748644596645494pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm Uberlândia/MG, município da região do Triângulo Mineiro, o setor moveleiro atuante na produção de móveis sob medida enfrenta há alguns anos vários problemas em sua organização e gestão que acarretam em impactos ambientais, principalmente no que diz respeito ao desperdício de material decorrente, muitas vezes da falta de planejamento no corte ou mesmo pelas especificidades dos projetos sob medida. Esse trabalho visa mostrar como as atitudes de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), guiadas pelo design e introduzidas no cerne de marcenarias, podem auxiliar em todas suas atividades e competências, transmitindo um valor à marca aumentando seu poder de concorrência. A RSC trata-se de um conceito de contrato político entre a empresa e a sociedade, no qual vários grupos e pessoas, o meio ambiente e ainda o lucro da empresa são levados em consideração, tendo como pontos principais o bem-estar social e a justiça (BARBIERE, CAJAZEIRA, 2012). A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e inclui a revisão de literatura bibliográfica e documental, análise do contexto e fase projetual. O objeto de estudo é Projeto & Art Marcenaria, escolhida como empresa para parceira, de modo que parâmetros reais fossem considerados. Na construção da fundamentação teórica, foram realizadas leituras sobre o panorama do setor moveleiro no Brasil e em Uberlândia e pesquisa sobre os conceitos de Design Estratégico, Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação do Valor da Marca e do papel do designer nesse contexto, além de estudo de caso de marcas que transmitem uma imagem sustentável. O objetivo do trabalho foi analisar o valor da marcenaria de forma que a sua associação à uma imagem de empresa sustentável contribuísse para a sua comunicação e organização. Como resultados, o trabalho apresenta algumas discussões sobre o importante papel do Design e a sua contribuição tangível, em forma de uma nova marca, com as peças gráficas correspondentes tais como papelaria, comunicação do site e demais suportes de comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration146pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.orcid.putcode87437264-
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiasDesignOrientada.pdf13.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.