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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20221
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Pra não dizer que não falei das flores: a arte enquanto instrumento jurídico de educação popular e justiça de transição |
Autor(es): | Barbosa, Felippe Alves Ferreira |
Primeiro orientador: | Oliveira, Neiva Flávia de |
Resumo: | O presente trabalho teve o intuito de identificar o histórico da Arte sendo utilizada como instrumento da Assessoria Jurídica Popular e Justiça de Transição no contexto brasileiro. Tal tese usou do método indutivo, que permitiu demonstrar a efetividade do uso da Arte enquanto meio de educação popular e efetivação de direitos, além de pesquisa bibliográfica e pesquisa indireta (doutrina, jurisprudência e relatos de casos verídicos). Inicialmente, buscou-se demonstrar a evolução dos métodos de garantir o direito do Acesso à Justiça, até alcançar a Assessoria Jurídica Popular. Após tais análises buscou-se mapear as Assessorias no território brasileiro e esclarecer a possibilidade de utilização de ferramentas artísticas para implementar o seu trabalho, sobretudo na simplificação da linguagem jurídica e na educação popular. Em seguida, debate-se sobre os conceitos da justiça de transição, e sua necessidade de aliar-se a algum instrumento que não apenas os meios estritamente jurídicos. Ao fim, reforça-se e comprova-se toda a tese através dos relatos inspiradores do Coletivo Artimanha, feitores de excelentes exemplos de justiça de transição através da arte, com a peça teatral “Ismênia” e as demais obras de caráter denunciativo que possuem desde o seu surgimento. |
Palavras-chave: | Direito ao Acesso à Justiça. Assessoria Jurídica Popular. Educação Popular. Justiça de Transição. Direito e Arte. Teatro |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARBOSA, Felippe Alves Ferreira. Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores: A Arte Enquanto Instrumento Jurídico De Educação Popular E Justiça De Transição. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20221 |
Data de defesa: | 21-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
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