Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9985-2697
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
Autor(es): Oliveira, Giovanni Barbon de
Primeiro orientador: Voigt, André Fabiano
Primeiro membro da banca: Borges, Luiz Adriano Gonçalves
Segundo membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Resumo: No presente trabalho pretendo, primeiramente, explicar o que Nietzsche, Hegel e Schopenhauer pensam sobre a arte e a tragédia. Eles, seguindo Winckelmann, leem os gregos para a construção da identidade alemã ainda no século XIX. Assim como Kant, eles usam da arte para justificar suas posições filosóficas, mas diferente de Kant, não defendem que a razão é o suficiente para se conhecer a realidade. Também analisam a tragédia (grega e moderna) sob o pressuposto de que ela é capaz de comunicar como é a realidade. Isso gera consequências na Alemanha e na Europa no século XX, tais como o Nazismo, a relativização de valores morais e o surgimento da arte moderna, que não tem preocupações com técnicas ou beleza, mas apenas em fazer os horrores do mundo se tornarem aceitáveis. C.S. Lewis cresce com essa visão de mundo, mas se converte ao Cristianismo e passa a publicar diversas obras sobre os mais variados assuntos (ética, religiões, julgamentos, tradição, educação, literatura) como uma forma de combater as ideias dos alemães e a cultura que deixaram que, para ele, vão levar a abolição da humanidade. Ao mesmo tempo, como professor de literatura em Oxford e posteriormente em Cambridge, ele escreve as Crônicas de Nárnia, já velho e mais maduro e coloca muitas de suas ideias neste livro de fantasia infantil. E entre os seus propósitos, visa educar as crianças através de suas referências cristãs, literárias e históricas.
Palavras-chave: Nietzsche
C. S. Lewis
Nárnia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Giovanni Barbon de. Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088
Data de defesa: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TragédiasCrônicasNárnia.pdfTCC603.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.