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dc.creatorOliveira, Giovanni Barbon de-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:26:23Z-
dc.date.available2017-12-26T16:26:23Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Giovanni Barbon de. Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectC. S. Lewispt_BR
dc.subjectNárniapt_BR
dc.titleDas tragédias alemãs às Crônicas de Nárniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee1Borges, Luiz Adriano Gonçalves-
dc.contributor.referee2Morais, Sérgio Paulo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho pretendo, primeiramente, explicar o que Nietzsche, Hegel e Schopenhauer pensam sobre a arte e a tragédia. Eles, seguindo Winckelmann, leem os gregos para a construção da identidade alemã ainda no século XIX. Assim como Kant, eles usam da arte para justificar suas posições filosóficas, mas diferente de Kant, não defendem que a razão é o suficiente para se conhecer a realidade. Também analisam a tragédia (grega e moderna) sob o pressuposto de que ela é capaz de comunicar como é a realidade. Isso gera consequências na Alemanha e na Europa no século XX, tais como o Nazismo, a relativização de valores morais e o surgimento da arte moderna, que não tem preocupações com técnicas ou beleza, mas apenas em fazer os horrores do mundo se tornarem aceitáveis. C.S. Lewis cresce com essa visão de mundo, mas se converte ao Cristianismo e passa a publicar diversas obras sobre os mais variados assuntos (ética, religiões, julgamentos, tradição, educação, literatura) como uma forma de combater as ideias dos alemães e a cultura que deixaram que, para ele, vão levar a abolição da humanidade. Ao mesmo tempo, como professor de literatura em Oxford e posteriormente em Cambridge, ele escreve as Crônicas de Nárnia, já velho e mais maduro e coloca muitas de suas ideias neste livro de fantasia infantil. E entre os seus propósitos, visa educar as crianças através de suas referências cristãs, literárias e históricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode78641189-
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