Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20031
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Trabalhadores e Educação de Jovens e Adultos (EJA): percursos de uma pesquisa na E. E. Jerônimo Arantes / Uberlândia-MG (2011-2012)
Autor: Silva, Bianca Luiza da
Primer orientador: Calvo, Célia Rocha
Primer miembro de la banca: Silva, Janaina Ferreira
Segundo miembro de la banca: Simão, Pâmela Aparecida Vieira
Resumen: Este trabalho objetiva refletir sobre as experiências de trabalhadores enquanto estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Jerônimo Arantes no bairro Taiamam, em Uberlândia/MG. Para tanto o pesquisador analisou entrevistas orais, documentos impressos/eletrônicos e mapas. A monografia apresenta o bairro Taiamam, onde está localizada a E. E. Jerônimo Arantes. Através do diálogo com as narrativas de estudantes, moradores e trabalhadores, confronta a historicidade sobre o desenvolvimento do bairro com uma memória pública que estabelece marcos e personagens fundantes da cidade de Uberlândia. Os relatos orais trazem uma perspectiva de como a população do bairro lida com esta memória instituída e quais ranços estão presentes no "contar a história do bairro". Na tessitura das entrevistas é possível compreender como a presença da escola colaborou - e colabora, para que a busca de melhores condições de vida se torne objetivo comum, em um contexto de formação de sentido de comunidade por meio de seus viveres cotidianos. A utilização de outros registros, como as fontes cartográficas fez-se necessária e importante, na tentativa de situar o bairro em um espaço geográfico mais definido, e principalmente possibilitar enxergá-lo como parte de um processo de desenvolvimento urbano muito maior e complexo, abrangendo uma área que recebeu investimentos públicos e privados na tentativa de modernizar as relações econômicas na cidade.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palabras clave: Educação de Jovens e Adultos
Bairro Taiamam
Trabalhadores
2011-2012
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Bianca Luiza da. Trabalhadores e Educação de Jovens e Adultos (EJA): percursos de uma pesquisa na E. E. Jerônimo Arantes / Uberlândia-MG (2011-2012). 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20031
Fecha de defensa: 2015
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TrabalhadoresEducacaoJovens.pdfTCC13.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.