Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20031
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Bianca Luiza da-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:20:43Z-
dc.date.available2017-12-18T13:20:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Luiza da. Trabalhadores e Educação de Jovens e Adultos (EJA): percursos de uma pesquisa na E. E. Jerônimo Arantes / Uberlândia-MG (2011-2012). 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20031-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectBairro Taiamampt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subject2011-2012pt_BR
dc.titleTrabalhadores e Educação de Jovens e Adultos (EJA): percursos de uma pesquisa na E. E. Jerônimo Arantes / Uberlândia-MG (2011-2012)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Calvo, Célia Rocha-
dc.contributor.referee1Silva, Janaina Ferreira-
dc.contributor.referee2Simão, Pâmela Aparecida Vieira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva refletir sobre as experiências de trabalhadores enquanto estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Jerônimo Arantes no bairro Taiamam, em Uberlândia/MG. Para tanto o pesquisador analisou entrevistas orais, documentos impressos/eletrônicos e mapas. A monografia apresenta o bairro Taiamam, onde está localizada a E. E. Jerônimo Arantes. Através do diálogo com as narrativas de estudantes, moradores e trabalhadores, confronta a historicidade sobre o desenvolvimento do bairro com uma memória pública que estabelece marcos e personagens fundantes da cidade de Uberlândia. Os relatos orais trazem uma perspectiva de como a população do bairro lida com esta memória instituída e quais ranços estão presentes no "contar a história do bairro". Na tessitura das entrevistas é possível compreender como a presença da escola colaborou - e colabora, para que a busca de melhores condições de vida se torne objetivo comum, em um contexto de formação de sentido de comunidade por meio de seus viveres cotidianos. A utilização de outros registros, como as fontes cartográficas fez-se necessária e importante, na tentativa de situar o bairro em um espaço geográfico mais definido, e principalmente possibilitar enxergá-lo como parte de um processo de desenvolvimento urbano muito maior e complexo, abrangendo uma área que recebeu investimentos públicos e privados na tentativa de modernizar as relações econômicas na cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TrabalhadoresEducacaoJovens.pdfTCC13.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.