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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990
Autor(es): Oliveira, Mércia de
Primeiro orientador: Puga, Vera Lúcia
Primeiro membro da banca: Borges, Dulcina Tereza Bonati
Segundo membro da banca: Simonini, Gizelda Costa da Silva
Resumo: A meta desta monografia é analisar a questão da construção de estereótipos femininos e masculinos no campo da profissão de educadora do ensino fundamental na cidade de Uberlândia nos anos 1990. Além de compreender os mecanismos utilizados para tal construção e refletir sobre a existência de papéis profissionais, práticas e comportamentos específicos para cada sexo; em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi escolhido como objeto de estudo a atuação das professoras da Escola Municipal Boa Vista no período de 1990-2000. Assim, procura-se compreender/explicar como se dá a subordinação feminina e a dominação masculina dentro e fora do universo educacional (relação trabalho/educação/família). A pesquisa se desenvolveu baseando-se em estudos feministas para trilhar um caminho que possibilitasse a compreensão desse processo de construção e entender que há perspectivas de reconstrução histórica a partir de uma nova metodologia de análise, um novo olhar sobre a história. A autora analisou, sob a luz desses estudos, entrevistas de professoras que atuaram e/ou atuam na referida escola além de periódicos e documentos da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Estadual de Uberlândia e da Escola Municipal Boa Vista. O texto monográfico foi estruturado em três capítulos: no primeiro efetua-se uma análise com o intuito de perceber como se fez a composição do estereótipo feminino possuidor de atributos caracterizados como "naturais" e não como algo construído. O segundo capítulo procura perceber a relação mulher-professora, fabricada mediante aspectos vinculados à "naturalização" de funções pertinentes à capacidade feminina, conferindo a essas professoras o exercício de uma atividade com sentido de "vocação”. O último capítulo apresenta como se dão as práticas educativas no espaço escolar, as possíveis (re)produções de estereótipos sexistas e ainda, como os livros didáticos trazem as representações de homens e mulheres dentro de um processo educativo. A conclusão do texto, com a utilização das categorias analíticas gênero e cotidiano, oferece possíveis respostas às hipóteses levantadas no início da pesquisa.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Gênero
Ensino primário
Educadora
Estereótipo
Uberlândia
Anos 1990
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028
Data de defesa: 2002
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